Topo

Relembre participações de personagens de novelas em programas de auditório

Nilson Xavier

23/05/2012 12h14

No capítulo de Cheias de Charme desta terça-feira (22/05), a dupla de cantores Chayene e Fabian (Cláudia Abreu e Ricardo Tozzi) se apresentou no Domingão do Faustão cantando uma música que é de Rosário (Leandra Leal). Faustão perguntou a Chayene sobre a fofoca de sua briga com Ivete Sangalo e a ela desmentiu. Questionada também sobre sua vida amorosa, Chayene disse que, por Faustão, colocava um avental e virava "empreguete". Na sequência, Chayene recebeu Fabian, os dois se declararam apaixonados um pelo outro e cantaram a música, enquanto Rosário – na cadeia juntamente com Penha e Cida (Taís Araújo e Isabelle Drummond) – assistiu pela televisão à apresentação da dupla.

A Globo sempre usou muito bem de sua programação para divulgar suas novelas, não apenas através das reportagens do Video Show, mas também levando seu elenco para participar de programas de entrevistas, variedades e até humorísticos. No caso de Chayene no Faustão, foi uma troca: Faustão cedeu seu palco para a novela das sete, enquanto Cláudia Abreu participou do programa no último domingo. É um toma lá dá cá onde uma atração divulga a outra.

Faustão já participara em outras novelas. Em 2008, em A Favorita, o roqueiro Augusto César (José Mayer), depois de anos no ostracismo, apresentou-se no Domingão do Faustão. No mesmo dia, outro personagem, Cassiano (Thiago Rodrigues), se lançava como cantor no programa.

Em 2005, a croata Vitza (Carol Machado) – personagem da novela A Lua Me Disse -, mesmo sem falar uma palavra em português, participou do quadro Se Vira nos 30 do Faustão, fazendo acrobacias em cordas.

Em Suave Veneno (1999), Eliete (Nívea Stellman) ganhou o concurso Garota Bumbum Dourado do Domingão do Faustão.

Em 1998, as personagens Clarelis (Leandra Leal) e Ritinha (Camila Pitanga), do remake de Pecado Capital, participaram de um concurso de dança no programa de Fausto Silva.

Ainda em 1998, dentro da trama de Torre de Babel, o fajuto cantor Johnny Percebe (Oscar Magrini) se apresentou no Faustão, mas foi desmascarado pelo próprio apresentador: Fausto Silva descobriu que quem cantava suas músicas era seu irmão Boneca (Ernani Moraes). Na novela, Johnny Percebe também já havia se apresentado no programa da Xuxa.

Na novela Deus Nos Acuda (1992), Faustão, direto de seu programa, ligou para um número aleatório oferecendo uma viagem para o Caribe. A felizarda que atendeu a ligação foi Maria Escandalosa (Claudia Raia), que viajou com seu pai Tomás (Jorge Dória).

É normal uma novela fazer uso em seu roteiro de outras produções de sua emissora. A prática é antiga e não exclusiva da Globo. Em 1979, a doméstica Zita – vivida pela atriz Lizete Negreiros na novela Como Salvar Meu Casamento, da Tupi – sonhava em ser cantora e participou do programa de calouros de Raul Gil.

Silvio Santos já foi visto em três novelas de diferentes emissoras. Em Vende-se um Véu de Noiva (SBT, 2009), a personagem Isabel (Anastácia Custódio) ganhou um dinheirinho no programa Roda a Roda Jequiti, apresentado por Silvio.

Em 1987, Silvio Santos teve seu programa do SBT apresentado numa novela da TV Manchete. Em Carmem, a personagem Creuza (Bia Sion) foi tentar arranjar um namorado no Namoro da TV. E em 1970, Silvio foi visto na novela Pigmalião 70, quando o animador tinha seu programa dentro da Globo.

O mais curioso desses casos foi na novela O Bofe (Globo, 1972), em que uma das personagens, a socialite Suzana Leopoldina – vivida por Ilka Soares – era jurada da Buzina do Chacrinha, garantindo a participação o Velho Guerreiro na novela.

Mas, sem dúvida, a mais divertida e lembrada participação de um personagem de novela em programa de auditório aconteceu em Cambalacho, em 1986, quando a cantora Tina Pepper, um arremedo de Tina Turner – vivida por Regina Casé -, foi ao Cassino do Chacrinha cantar seu maior sucesso, Você Me Incendeia. Veja o vídeo abaixo, extraído do Video Show.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier