Topo

“Cheias de Charme” bate novo recorde de audiência com número de novela das nove

Nilson Xavier

13/07/2012 12h26

E mais uma vez Cheias de Charme bate seu recorde no Ibope. O último pico de audiência foi no capítulo do dia 25 de junho (uma segunda-feira) quando a novela cravou 36 pontos. O capítulo desta quinta-feira (12/07) consolidou 37 pontos no Ibope (com 62% de participação) – quando o esperado para o horário das sete horas são 30 (cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande São Paulo).

Este foi um capítulo isolado – a novela vem mantendo uma média geral entre os 30 e 31 pontos. Mas 37 é mais audiência do que foi registrado em muita novela das nove nos últimos anos. Viver a Vida (2009-2010) e Insensato Coração (2011), por exemplo, fecharam com uma média geral de 36 pontos. Passione (2010), com 35 pontos. Ontem Cheias de Charme ficou cinco pontos atrás de Avenida Brasil – que cravou 42 pontos.

O clímax do capítulo foi a briga entre Socorro e Chayene (Titina Medeiros e Cláudia Abreu), com direito a troca de insultos, ovo, farinha e puxada de cabelo. Era para ser uma farsa, já que Socorro tinha que aparentar ser maltratada pela patroa. Mas Chayene, cansada das trapalhadas de sua "personal curica", acabou por despedi-la.

Fenômeno de audiência, não dá para estabelecer um parâmetro de comparação com as tramas anteriores no horário, como explico em meu texto "Melhor novela das sete dos últimos anos" – clique AQUI para ler.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier