Topo

Primeira semana do Horário Político prejudica audiência das novelas

Nilson Xavier

26/08/2012 12h35

Com o início do Horário Político na televisão – na terça-feira, 21/08 – todas as emissoras tiveram que fazer um remanejamento em suas grades, alterando o horário de várias atrações. As novelas – algumas, os programas de maior audiência da TV – tiveram seus horários de exibição alterados – começaram mais cedo ou passaram para outro horário. Apenas Gabriela (Globo) e Máscaras (Record) continuam em seus horários originais.

Esta mudança acabou por prejudicar a audiência de algumas novelas da Globo – pelo menos nesta primeira semana, em que o público ainda não acostumou-se com a nova grade. As mais prejudicadas foram Malhação e as tramas das seis e sete horas, Amor Eterno Amor e Cheias de Charme, que começaram por volta de vinte minutos mais cedo – tiveram uma queda significativa no Ibope se comparadas com as semanas anteriores.

Cada ponto no Ibope equivale a 60 mil domicílios na Grande São Paulo:

A primeira semana da nova temporada de Malhação – que começou na segunda-feira, 13/08 – registrou 17 pontos no Ibope, mas caiu para 13 na segunda semana, quando entrou o Horário Político. Amor Eterno Amor vinha com uma média semanal de 23 pontos e fechou a média da última semana em 20. Cheias de Charme marcou 32 pontos na semana de 13 a 18 de agosto, e consolidou a semana passada em 28.

Avenida Brasil, às 21 horas – no ar por volta de 10 minutos antes do habitual – registrou uma queda menor, apenas um ponto em comparação com a semana anterior: vinha de 40 e fechou a semana que passou com 39. A queda maior foi de segunda para terça-feira (quando começou o Horário Político): na segunda, a novela cravou 44 pontos, e terça, 38. Mas a audiência foi subindo com o passar da semana.

A novela infantil do SBT, Carrossel – exibida antes às 20h30 e agora às 19h50 – e a novela teen da Record, Rebelde – antes às 20h30 e agora às 21 horas -, mantiveram o público fiel que tinham, apesar da mudança de horário. Carrossel fechou a semana nos 13 pontos (um ponto a menos que a semana anterior), enquanto Rebelde continua com seus 4 pontos habituais.

Gabriela e Máscaras continuam em seus horários originais. Enquanto Máscaras subiu um ponto (fechou em 6 na semana passada) em relação às semanas anteriores, Gabriela, por sua vez, teve uma queda: registrou 18 pontos na semana entre 13 e 17/08, e fechou a última semana com 16 pontos no Ibope.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier