Topo

Visual exótico, caneca e telefone de Cassia Kis fazem sucesso na novela das 6

Nilson Xavier

28/08/2012 15h30

A brilhante presença em cena de Cassia Kis Magro faz a maior diferença em Amor Eterno Amor. A atriz é o maior destaque da novela das seis da Globo. Cássia encarna a malévola vilã Melissa. Pérfida, vil, invejosa e diabólica, ela é capaz de qualquer coisa para atingir seus objetivos. Só não é capaz de se privar de seu look estiloso, nem mesmo quando dorme.

O que seria da performance de um ator sem a caracterização de seu personagem? Melissa que o diga. Da mesma forma que a Dulce de Morde e Assopra (a novela anterior de Cassia) não seria a mesma sem aqueles dentes estragados, Melissa não seria ela sem a série de itens e acessórios, elementos de cena, figurinos e maquiagem que compõe o visual exótico da personagem.

Socialmente, Melissa usa roupas chamativas com acessórios em abundância, como colares, pulseiras e anéis. A inspiração para o figurino vem das editoras de famosas revistas de moda internacionais, e vão do clássico às estampas de oncinha e zebrinha. Juntam-se cintos, bolsas de grife e sapatos plataforma. Também maquiagem pesada, sombra marcando os olhos e batom e esmalte em cores poderosas.

O mais interessante é perceber que Melissa não cai no estereótipo  da "perua". Pelo contrário. Apesar de exagerada, a vilã é sofisticada e estilosa. A figurinista Natália Duran afirmou que a maioria dos modelitos da personagem foi adquirida em brechós em Belo Horizonte.

A peruca estilo chanel complementa o look da vilã, que pode ou não vir acompanhado dos óculos de grau redondos e gigantes. Os óculos são do tipo fundo de garrafa e dão um ar pitoresco à personagem. O visual lembra a atriz americana Linda Hunt e a personagem Edna Moda, do filme de animação Os Incríveis (Edna, por sua vez, foi inspirada em Edith Head, figurinista da Hollywood clássica).

Em casa, Melissa é mais discreta, mas não menos estilosa. Ela tira a peruca – o que deixa à mostra os cabelos grisalhos em desalinho – mas não se priva da maquiagem pesada. O robe roxo lhe dá um ar de bruxa medieval – a inspiração vem de Malévola, a bruxa da Bela Adormecida de Disney.

Muito da composição de um personagem se deve à experiência do ator. Cássia já afirmou que vários dos elementos que compõe Melissa são contribuições suas. O robe roxo, ela mandou fazer especialmente para a novela. A atriz trouxe de uma viagem à Londres a caneca ensanguentada com a qual aparece quase diariamente em cena. Cassia comprou a caneca numa loja no The Globe, o teatro de Shakespeare.

Os itens de Melissa mais desejados pelos telespectadores são a tal caneca com sangue e o pop-phone que a personagem usa em casa. Trata-se de um telefone de gancho (daqueles antigos) usado para acoplar ao celular. Pode ser facilmente encontrado à venda na Internet.

O visual de Melissa e os elementos de cena que a cercam sugerem uma leveza à personagem ao mesmo tempo em que intensificam os traços fortes de sua personalidade maléfica. Melissa é a bruxa do século XXI, tão estilosa quanto uma bruxa poderosa de contos de fadas medievais.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier