Topo

TOP 10 DE NOVELAS: Pais e filhos apaixonados pela mesma mulher

Nilson Xavier

06/09/2012 12h02

Um novo triângulo amoroso promete agitar ainda mais a trama de Avenida Brasil: Tufão que ama Nina que ama Jorginho. Será que pai e filho disputarão o amor da mesma mulher?

Relembramos aqui outros casos de pai e filho que lutaram pela mesma paixão.

10º lugar: O JULGAMENTO (Tupi, 1976)
O estopim do ódio velado entre Lourenço Paixão (Cláudio Corrêa e Castro) e seu filho mais velho Dimas (Carlos Zara) foi a paixão repentina do velho pela bela Sônia (Eva Wilma), a amada do rapaz. Lourenço acabou assassinado. Teria sido seu filho o assassino? Este era o mote central dessa novela da Tupi da década de 1970.

9º lugar: UM HOMEM MUITO ESPECIAL (Band, 1980)
O Conde Drácula (Rúbens de Falco) deixa a Transilvânia e vem para o Brasil à procura de seu filho Rafael (Carlos Alberto Riccelli). Reencontra o filho, mas se apaixona pela mulher dele, Mariana (Bruna Lombardi), que acredita ser a reencarnação de seu único amor no passado.

"O Julgamento", "Um Homem Muito Especial", "O Astro"

8º lugar: O ASTRO (Globo, 2011)
Salomão Hayalla (Daniel Filho) era um homem duro, que vivia um casamento infeliz com a mulher infiel, Clô (Regina Duarte), até que se apaixonou por uma funcionária, Lili (Alinne Moraes), sem desconfiar que ela era namorada de seu filho Márcio (Thiago Fragoso). Também acabou assassinado. Não pelo filho, mas pela mulher.

7º lugar: XICA DA SILVA (Manchete, 1996-1997)
Dona Micaela (Teresa Sequerra) vivia os horrores de um casamento infeliz com Thomaz Cabral (Carlos Alberto), um homem rude e violento. Mas não resistiu à paixão pelo filho dele, Luís Felipe (Fernando Eiras). Para a felicidade do casal, o velho morreu. E para a infelicidade, a filha mais velha do morto, a pérfida Violante (Drica Moraes), descobriu tudo e passou a torturar Dona Micaela.

6º lugar: AMOR COM AMOR SE PAGA (Globo, 1984)
O sovina Nonô Correia (Ary Fontoura) aceita a mão da bela e jovem Mariana (Cláudia Ohana) para saldar uma dívida do pai da moça. Mas quando ela conhece o filho dele, Tomaz (Edson Celulari), o triângulo está formado.

"Xica da Silva", "Amor com Amor se Paga", "Direito de Amar"

5º lugar: DIREITO DE AMAR (Globo, 1987)
Da mesma forma que o caso acima, o poderoso banqueiro Sr. de Montserrat (Carlos Vereza) propõe a um devedor que se case com a filha dele em perdão da dívida. Mas mesmo antes de conhecer seu futuro marido, a jovem Rosália apaixonou-se por Adriano (Lauro Corona), sem imaginar que ele era filho do Sr. de Montserrat.

4º lugar: ESCRITO NAS ESTRELAS (Globo, 2010)
A morte prematura de Daniel (Jayme Matarazzo) acaba por aproximar o pai dele, Dr. Ricardo Aguillar (Humberto Martins), da jovem Viviane (Nathalia Dill), sem que o médico saiba que ela fora a amada de seu filho. Apaixonado por Viviane, Ricardo nem desconfia que o espírito do filho esteja a rodeá-lo, formando um triângulo amoroso que transcende a vida.

3º lugar: FORÇA DE UM DESEJO (Globo, 1999-2000)
O Barão Henrique Sobral (Reginaldo Faria) se casa com a bela cortesã Ester Dellamare (Malu Mader) e a leva para viver em sua fazenda. Mas ela não imaginava que ele fosse pai de Inácio (Fábio Assunção), por quem fora apaixonada. O convívio faz reascender a antiga paixão. Mas o barão acaba assassinado na mesma noite em que Inácio e Ester fogem para viver juntos.

"Renascer", "Força de um Desejo", "Escrito nas Estrelas"

2º lugar: RENASCER (Globo, 1993)
As desavenças entre o Coronel Zé Inocêncio (Antônio Fagundes) e seu filho caçula João Pedro (Marcos Palmeira) só aumentam quando o pai conquista e se casa com a namorada do filho, a bela Mariana (Adriana Esteves). Mas estaria ela verdadeiramente apaixonada pelo velho coronel, ou seria parte de um plano de vingança?

1º lugar: AVENIDA BRASIL (Globo, 2012)
Tufão (Murilo Benício) se declarou para Nina (Débora Falabella). O ex-jogador está completamente apaixonado pela empregada. Nina e Jorginho (Cauã Reymond) ficaram em uma situação conflitante. A família de Tufão o apoiará? E Carminha (Adriana Esteves) deixará isso barato? Nina usará Tufão como mais uma arma para seu plano de vingança? Avenida Brasil volta a esquentar em sua reta final.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier