Topo

Globo falha por não lançar CD com músicas dos personagens de “Cheias de Charme”

Nilson Xavier

26/09/2012 12h29

Empreguetes (foto: TV Globo)

Nesta terça-feira (26), em entrevista ao programa Mais Você (de Ana Maria Braga), a atriz Cláudia Abreu – a Chayene da novela Cheias de Charme – afirmou alto e em bom som:

"Acho que foi uma pena não terem lançado um CD com as músicas cantadas na novela, como 'Vida de Empreguete', 'Vida de Patroete'. Tem que ter um CD, um DVD com os clipes das músicas…".

Esta é uma solicitação do público da novela desde que a trama começou. E a Globo desperdiçou uma ótima oportunidade em faturar com produtos audiovisuais em cima da repercussão de Cheias de Charme. A novela termina essa semana, e é um tanto quanto tarde lançar somente agora um CD com as músicas dos personagens-cantores, ou DVD com seus clipes. Se CDs ou DVDs tivessem sido lançados no auge do sucesso do folhetim, o aproveitamento teria sido bem maior.

O SBT tira vantagem do sucesso de sua novela Carrossel com o lançamento de produtos licenciados (mochilas, cadernos e artigos escolares em geral, álbuns de figurinhas, bonecas e outros brinquedos, CDs e DVDs). A Record faz o mesmo com a marca Rebelde. É algo que a Globo deveria ter pensado já na concepção de sua novela.

Não sei se existe algum impedimento mercadológico ou estratégico para a Globo neste sentido. Não vou discorrer sobre a crise no mercado fonográfico. Tampouco comparar a Som Livre (que comercializa as trilhas sonoras da emissora) de hoje com antigamente – quando cada trama tinha pelo menos duas trilhas lançadas DURANTE A EXIBIÇÃO DA NOVELA, e não ao final, como vem ocorrendo frequentemente nos últimos anos (isso quando mais de uma trilha é lançada).

Se Cheias de Charme usou o máximo que pôde de divulgação dentro dos próprios programas da Globo, e foi a novela que melhor fez uso da Internet a seu favor, faltou apenas a emissora tirar vantagem do potencial musical de sua novela.

Concordamos com a amadinha Chayene: foi uma pena não terem lançado um CD com as músicas cantadas na novela, ou um DVD com os clipes das músicas. Quem sabe ainda sai… semana que vem…

Algumas das músicas cantadas pelos personagens de Cheias de Charme:

Chayene (foto: TV Globo)

"Xote da Brabuleta (Voa Voa Voa Brabuleta)" – Chayene;
"Vida de Patroete" – Chayene;
"Vida de Empreguete" – Empreguetes;
"Marias Brasileiras" – Empreguetes;
"Forró das Curicas" – Empreguetes;
"Nosso Brilho" – Empreguetes;
"Chalalá" – Rosário;
"Amor Sem Fim" – Rosário;
"Só Me Vejo Contigo (Quando a Gente Briga)" – Rosário e Fabian;
"Vou Matar Esse Amor Dentro de Mim" – Rosário e Fabian;
"Impossível Acreditar que Perdi Você" – Fabian;
"Cheia de Charme" – Fabian;
"Se Você Me Der" – Chayene e Fabian;
"Chora Me Liga"  – Chayene.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier