Topo

Audiência de todas as novelas sobe na segunda semana de janeiro

Nilson Xavier

14/01/2013 20h26

Cena de "Salve Jorge" (Foto: TV Globo)

Terminado o período de festas de fim de ano, e com um tempo chuvoso e frio em São Paulo, as novelas se beneficiam no Ibope. A segunda semana de janeiro registrou uma sensível melhora na audiência de todos os folhetins – apesar de ainda estarem longe das metas sonhadas pelas emissoras. Mas já é uma reação.

Vamos aos números e comparativos! Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande São Paulo.

"Da Cor do Pecado" (Vale a Pena Ver de Novo) – meta para o horário: 18 pontos.
A segunda semana de janeiro marcou o melhor índice da novela desde a estreia: fechou com uma média semanal de 14,8, superando os números de "Malhação" (14). Subiu um ponto em relação à semana anterior, de Ano Novo.
Média geral até capítulo 80:
"Da Cor Do Pecado": 12,45
"Chocolate com Pimenta": 14,8
"Mulheres de Areia": 15

"Malhação" – meta: 20
A "novelinha teen" continua com o Ibope lá embaixo. Semana passada fechou com 14 pontos, perdendo para o Vale a Pena Ver de Novo. Na semana do Ano Novo, registrou 13.

"Lado a Lado" – meta: 25
Com uma semana mais movimentada – teve a tentativa de estupro que Laura (Marjorie Estiano) sofreu -, a novela das seis, ainda longe da meta, voltou à casa dos 20 pontos (nos capítulos de quarta dia 09/01, quinta 10 e sexta-feira 11), como há tempos não acontecia. Fechou a semana com 18,7, enquanto a semana anterior ficou em 16,3.
Média até o capítulo 108:
"Lado a Lado": 17,57
"Amor Eterno Amor": 23,08
"A Vida da Gente": 22

"Guerra dos Sexos" – meta: 30
A novela das sete registrou os melhores índices desde sua estreia. Fechou a semana com 23,2, subindo 3 pontos em relação à semana do Ano Novo. O ponto alto foi o divertido jantar que Roberta (Glória Pires) ofereceu a um casal amigo com a presença de Nando (Reynaldo Gianecchini).
Média até o capítulo 90:
"Guerra dos Sexos": 21,32
"Cheias de Charme": 30,82
"Aquele Beijo": 25,5

"Salve Jorge" – meta: 40
A estadia de Morena (Nanda Costa) e Jéssica (Carolina Dieckmann) no Brasil levantou a audiência da trama de Glória Perez, que fechou a semana com 32 pontos, atingindo seu melhor resultado desde a semana de estreia, quando fechou nos 33 pontos. O capítulo de quinta-feira, dia 10, cravou 34 pontos, um dos mais altos da trama até agora. A semana de Ano Novo registrou 27,5.
Média até o capítulo 72:
"Salve Jorge": 29,74
"Avenida Brasil": 37,26
"Fina Estampa": 37,99

As reprises da tarde do SBT ("Gotinha de Amor", "Jamais Te Esquecerei" e "A Usurpadora") tem fechado entre 4 e 5 pontos, com mais audiência para "A Usurpadora". Está dentro da expectativa da emissora.

"Carrossel":
A novela infantil voltou a registrar bons índices depois das festas de fim de ano. Fechou a semana passada com 13 pontos, enquanto a anterior havia registrado 10.

"Balacobaco":
A meta que a Record espera – e que sempre alcançou – era de dois dígitos, quebrada com "Máscaras". "Balacobaco" está registrando menos audiência ainda que a novela anterior, e não repercute. Subiu um ponto em relação à semana de Ano Novo: semana passada registrou 6 pontos.

Colaborou Fábio Dias

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier