Topo

Trama central de “Salve Jorge” tem se mostrado pouco funcional

Nilson Xavier

18/01/2013 11h20

Rodrigo Lombardi e Nanda Costa em "Salve Jorge" (Foto: TV Globo)

Não está sendo fácil torcer pelos mocinhos de "Salve Jorge". Théo (Rodrigo Lombardi), o cara bobão, indeciso, impulsivo e dominado pela mãe, age conforme o humor de Morena (Nanda Costa), sua amada. Se ela o chama, ele corre abanando o rabinho. Se ela o afasta, ele corre com o rabinho entre as pernas para os braços de Érika (Flávia Alessandra). Aliás, Théo tem a sorte de Érika ser apaixonada por ele e relevar toda a sua imaturidade. Merecem terminar juntos. No capítulo de quinta-feira (17/01), Morena e Théo se reecontraram e foram para a cama – mesmo Théo tendo reatado com Érika. Esse cara é o Théo!

Leia também: "Théo é a verdadeira mocinha de "Salve Jorge"

Já Morena, de passagem pelo Brasil, teve todas as oportunidades do mundo para desmantelar a rede de tráfico da qual é vítima, mas até agora nada. Ela e sua parceira Jéssica (Carolina Dieckmann) nem de perto lembram as moças corajosas que já tentaram fugir várias vezes do cárcere na Turquia. É de se espantar também que os amigos do Alemão não tenham notado a cara de infelicidade e preocupação que a dupla estampa diante de todos. Convenhamos que não seja normal voltar da Turquia emburrado depois de tantas expectativas. Nem a mãe Lucimar (Dira Paes) parece se incomodar com a tristeza da filha. Ah, mas esta agora que está enrabichada pelo vilão Russo (Adriano Garib)!

Os vilões de "Salve Jorge" são um caso a parte. A interpretação teatral de Cláudia Raia e Vera Fischer só reforça o tom de desenho animado dos malvadões. Russo, Lívia (Cláudia Raia), Wanda (Totia Meirelles), Irina (Vera Fischer) e Rosângela (Paloma Bernardi) formam uma espécie de Legião do Mal (lembram o desenho dos Superamigos?). Só falta eles se reunirem em uma mesa oval para discutir seus planos diabólicos e soltarem gargalhadas maléficas!

Depois de Morena ser traficada, ela e Jéssica, por mais de uma vez, tentaram fugir e foram capturadas. Por um momento, pensou-se que ia ser assim pelo resto da novela. Então a autora Glória Perez levou as duas para o Brasil. E elas simplesmente não conseguem revelar a verdade aos amigos. Mas pudera: se a rede de prostituição for desmantelada, a novela acaba.

Cena de "Salve Jorge" (Foto: TV Globo)

Como denúncia, o tema de "Salve Jorge" é dos mais sérios e urgentes, e serve de alerta para todos. Mas, pelo menos até o momento, a abordagem tem se mostrado pouco funcional como narrativa de telenovela. A cada tentativa frustrada de Morena de fugir ou revelar a verdade, fica aquela sensação de que o público está sendo enrolado. Talvez funcione melhor como um filme, ou até mesmo em uma série. Telenovela requer outros mecanismos para fazer uma trama fluir.

Somente nesta última semana "Salve Jorge" tem atingido números mais expressivos na audiência, uma média de 35 pontos no Ibope, os melhores até agora (cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo) – apesar de ainda longe da meta dos 40. Mas este é um fenômeno que engloba todo o horário nobre. No resto do Brasil, a novela tem um desempenho melhor. E, enquanto isso, a concorrência pouco tem se mobilizado para fazer frente à trama das nove da Globo.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier