Topo

Canal Viva substitui a reprise de “Pecado Capital” por “Anjo Mau”

Nilson Xavier

28/05/2013 12h43

Glória Pires como a babá Nice em "Anjo Mau" (Foto: Divulgação/TV Globo)

O canal Viva desistiu de reprisar "Pecado Capital", o remake, escrito por Glória Perez, em 1998, a partir da obra original de Janete Clair. A novela iria substituir "Felicidade", de Manoel Carlos, na faixa das 15h30. Em seu lugar, entra "Anjo Mau", o remake, escrito por Maria Adelaide Amaral, em 1997, a partir da obra original de Cassiano Gabus Mendes.

Provavelmente a troca se deu ante a avalanche de reclamações dos assinantes do canal frente a opção por "Pecado Capital". O que era de se esperar. Com tantas boas opções no acervo da Globo, por que reprisar uma novela que não fez sucesso, não é lembrada e nem era pedida pelo público? Este remake foi lançado como uma promessa, já que era uma adaptação de uma novela clássica de Janete Clair (exibida entre 1975 e 1976) escrita por Glória Perez, conhecida como "pupila" de Janete. Mas na verdade, além de enfrentar rejeição, "Pecado Capital" teve problemas que culminou com uma crise nos bastidores: Carolina Ferraz e Francisco Cuoco, que viviam o par romântico Lucinha-Salviano, se desentenderam. Para acalmar os ânimos, Gloria criou um novo interesse amoroso para Salviano, Laura (vivida por Vera Fischer) – uma personagem que não existia na novela original.

"Anjo Mau", por sua vez, é uma escolha mais acertada. A novela foi sucesso tanto na exibição original, entre 1997 e 1998, quanto em sua reprise no Vale a Pena Ver de Novo, em 2003. Esta é uma adaptação de Maria Adelaide Amaral de outro clássico de nossa Teledramaturgia: a novela homônima de Cassiano Gabus Mendes, originalmente exibida em 1976. Glória Pires e Alessandra Negrini se destacaram em seus papeis: a babá Nice e a vilã Paula, respectivamente. A direção geral foi de Denise Saraceni, com direção de núcleo de Carlos Manga. Maria Adelaide escreveu sob a supervisão de Silvio de Abreu, com a parceria de Bosco Brasil, Vincent Villari e Djair Cardoso. Foi o primeiro trabalho de Vincent na Globo – atualmente, ele e Maria Adelaide assinam a novela das sete, "Sangue Bom".

 "Anjo Mau" estreia no canal Viva em 8 de julho, às 15h30 (com reprise à 1 da manhã).

No elenco, também Kadu Moliterno, Leonardo Brício, Maria Padilha, Daniel Dantas, Lília Cabral, Jackson Antunes, Beatriz Segall, José Lewgoy, Ariclê Perez, Cláudio Corrêa e Castro, Regina Dourado, Márcio Garcia, Lavínia Vlasak, Raul Gazola, Mila Moreira, Sérgio Viotti, Mauro Mendonça, Luísa Brunet, Emílio Orciollo, Taís Araújo, Léa Garcia, Luciano Szafir, Bel Kutner, Gabriel Braga Nunes, Luís Salem, Samara Felippo e outros.

Saiba mais sobre "Anjo Mau" no site Teledramaturgia.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier