Topo

Diferença de idade de atores confunde público de “Flor do Caribe”

Nilson Xavier

07/07/2013 11h32

Sérgio Mamberti como Dionísio em "Flor do Caribe" (Foto: Divulgação/TV Globo)

"Flor do Caribe", a novela das seis da Globo, tem se revelado uma grata surpresa. Com público cativo crescente, a trama de Walther Negrão anda registrando bons índices de audiência para os padrões atuais. A novela é leve, mas não ausente de bons entrechos e ganchos. A história, que começou baseada em "O Conde de Monte Cristo", no momento pontua a trama que envolve o vilão Dionísio (Sérgio Mamberti). Como oficial nazista durante a Segunda Guerra, ele foi o responsável pela desgraça da família do judeu Samuel Schneider (Juca de Oliveira).

Em "Flor do Caribe", as cenas de flashback, em preto e branco – que ilustram a infância de Samuel, com a presença de Dionísio jovem – deixam uma dúvida no telespectador. Qual a idade dos personagens vividos por Juca de Oliveira e Sérgio Mamberti? Porque na tela, os dois atores parecem ter a mesma idade. Nas sequências do passado, Samuel é uma criança, e Dionísio, um homem adulto – interpretado por Duda Mamberti, filho do ator Sérgio Mamberti. Pelas minhas contas, seguindo a lógica da trama, Dionísio teria hoje uns 95 anos, enquanto Samuel, uns vinte anos menos, no mínimo.

No ar, essa conclusão fica pouco verossímil, uma vez que, na verdade, Sérgio Mamberti é mais novo que Juca de Oliveira. Sérgio, nascido em Santos (SP), em 22 de abril de 1939, tem hoje 74 anos. Enquanto Juca, que nasceu no município de São Roque (SP), em 16 de março de 1935, tem 78 anos. Para piorar, Mamberti aparece maquiado demais em cena, o que só acentua a discrepância entre os dois personagens.

Detalhe: Mamberti nasceu em 1939, o ano em que começou a Segunda Guerra.

Um cuidado maior na caracterização de Dionísio teria sido bem vindo. Ou – não desmerecendo o trabalho de Sérgio Mamberti, que está ótimo na pele do vilão nazista – porque não ter escalado para o papel de Dionísio um ator realmente mais velho que Juca de Oliveira?

Juca de Oliveira como Samuel em "Flor do Caribe" (Foto: Divulgação/TV Globo)

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier