Topo

Uma mesma trama coincide em duas novelas da Globo atualmente

Nilson Xavier

12/07/2013 17h05

Marco Ricca e Marco Pigossi – Wilson e Bento em "Sangue Bom" (Foto: Divulgação/TV Globo)

Quem acompanha as novelas globais já percebeu uma trama comum em duas delas. Olha o dramalhão:

Homem tem um filho, mas desconhece o fato, pois não sabia que sua amada estava grávida dele. Anos mais tarde, por um golpe do destino, pai e filho se tornam inimigos sem saber que são pai e filho.

Em "Sangue Bom", a trama das sete, Wilson (Marco Ricca) e Lívia viveram um amor proibido no passado. Ela engravidou, mas separou-se de seu amado. Livia morreu e a avó, Glória (Yoná Magalhães) deu o bebê recém-nascido para adoção. Anos mais tarde, Wilson e o jovem Bento (Marco Pigossi) nutrem um pelo outro uma antipatia que aos poucos se transforma em guerra declarada. Wilson já bradou mais de uma vez que ainda vai matar Bento. O que os dois não sabem é que Bento é o filho de Wilson e Lívia que foi criado em um orfanato.

Cena de "Saramandaia", com Leandra Leal e José Mayer em destaque (Foto: Divulgação/TV Globo)

Em "Saramandaia", a trama das onze, Zico Rosado (José Mayer) e Vitória Vilar (Lília Cabral) também viveram um amor proibido no passado, por suas famílias serem inimigas. Vitória engravidou de Zico, mas nunca revelou isso a ele. Anos depois, Zico se depara com Zélia (Leandra Leal), a petulante filha de Vitória que o enfrenta por motivos políticos. O ódio entre os dois só aumenta enquanto Vitória se esquiva de revelar a verdade a eles: são pai e filha. No capítulo de quinta-feira (11), Zélia deu um tapa na cara de Zico.

O entrecho é puro dramalhão, mas irresistível e absolutamente cabível na proposta folhetinesca de toda novela. Uma coincidência essa trama em comum estar em destaque nas duas novelas neste momento.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier