Topo
Blog do Nilson Xavier

Blog do Nilson Xavier

Público vota e escolhe a novela “Água Viva” para a próxima reprise do canal Viva

Nilson Xavier

2006-08-20T13:09:51

06/08/2013 09h51

Ângela Leal e a então garotinha Isabela Garcia em "Água Viva" (Foto: Divulgação/TV Globo)

Em enquete promovida pelo canal Viva, em seu portal na Internet, o público votou e escolheu a próxima reprise que irá substituir "Rainha da Sucata" na faixa da meia-noite: será "Água Viva", novela de Gilberto Braga escrita com a colaboração de Manoel Carlos, dirigida por Roberto Talma e Paulo Ubiratan, exibida originalmente em 1980, com uma reprise no "Vale a Pena Ver de Novo" em 1984.

"Água Viva" foi um grande sucesso, uma novela que mostrou um Rio de Janeiro ensolarado, com muitas externas, retratando hábitos e modismos hoje bem distantes dos nossos. As trilhas sonoras venderam como água e música da abertura até hoje remete à novela: "Menino do Rio", de Caetano Veloso, gravada na época por Baby Consuelo.

Entre as tramas, ganharam destaque a busca incansável de Sueli (Ângela Leal) pelos pais da pequena órfã Maria Helena (Isabela Garcia), as tentativas de ascensão social de Lígia (Betty Faria), a decadência financeira da arrogante Lourdes Mesquita (Beatriz Segall), as excentricidades da milionária Stella Simpson (Tônia Carrero), a crise do casal Edir (Cláudio Cavalcanti) e Márcia (Natália do Valle), o misterioso assassinato de Miguel Fragonard (Raul Cortez) e a história de amor entre os jovens Marcos (Fábio Jr.) e Janete (Lucélia Santos).

Vamos poder rever (ou ver) a marcante cena da surra que Lígia (Betty Faria) dá na falsa amiga Selma (Tamara Taxman) no banheiro de uma casa de shows. Qualquer semelhança com a surra que Laura (Cláudia Abreu) levou de Maria Clara Diniz (Malu Mader) em "Celebridade" (2004) não terá sido mera coincidência, uma vez que o autor é o mesmo (Gilberto Braga).

Também vai dar para conferir os então jovens atores Isabela Garcia (com apenas 12 anos), Glória Pires (com 16), Maria Padilha (com 19), Jorge Fernando (com 19), Lucélia Santos (com 22), Fábio Jr. (com 26), Natália do Valle (com 26), Kadu Moiliterno (com 27)…

"Água Viva" venceu as demais candidatas à vaga – "O Dono do Mundo" (1991), "Fera Ferida" (1993-1994) e "A Indomada" (1997) – com quase 42% dos votos, o que denota a preferência do público do canal por novelas mais antigas.

"Água Viva" volta dia 30 de setembro, à meia-noite (horário alternativo: meio-dia).

Saiba mais sobre "Água Viva" no site Teledramaturgia.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.