Igor Rickli e Cláudia Netto têm belas cenas em “Flor do Caribe”
Nilson Xavier
05/09/2013 10h45
Muita choradeira na novela das seis da Globo, "Flor do Caribe". Não fosse o ótimo elenco, bem dirigido, e o bom texto de Walther Negrão, a trama cairia no melodrama fácil. "Flor do Caribe" trafega livremente pelas emoções humanas sem parecer piegas, e este é o seu diferencial.
Já mencionei AQUI a ótima performance da dupla Luiz Carlos Vasconcelos e Cyria Coentro, em cenas bonitas e emocionantes. Cito também Laura Cardoso e Juca de Oliveira, atores tarimbados, de talento reconhecido, que sempre vale a pena reverenciar. Mas outra dupla tem chamado a atenção na novela das seis: Igor Rickli e Cláudia Netto, até então, não tão conhecidos para o grande público.
As cenas em que o vilão Alberto entra em crise e é amparado pela mãe Guiomar são emocionantes e dignas de elogios: bem escritas, bem dirigidas e, acima de tudo, bem interpretadas. Interessantes pelo entrecho (mãe e filho têm uma relação conturbada) e belas pela representação final.
Um complexo de Édipo mal resolvido
Ígor chegou a ser criticado no início da novela, mas hoje carrega seu personagem Alberto com total domínio e consegue fazer dele um dos mais interessantes da história. Quando fragilizado, Alberto deixa de ser o contumaz mau caráter, rancoroso com a mãe, e revela-se mais humano, digno de pena.
Guiomar, por sua vez, passa verdade como a abnegada mãe que luta pela doença do filho, deixando de lado toda a futilidade que lhe é característica. As cenas em que Alberto termina no piano, a pedido de Guiomar, fecham com chave de ouro a cumplicidade torta entre os dois. O instrumento musical lhe aquieta a alma. A mãe sabe como ninar o seu filho.
Saiba mais sobre "Flor do Caribe" no site Teledramaturgia.
Sobre o autor
Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.
Sobre o blog
Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.