Topo

Com audiência baixa, “Pecado Mortal” ainda não decolou

Nilson Xavier

27/10/2013 12h33

Jussara Freire (Donana), Betty Lago (Stella) e Luiz Guilherme (Michelle) em "Pecado Mortal" (Foto: Divulgação/Rede Record)

Passado um mês da estreia de "Pecado Mortal", a novela da Record, nos perguntamos por que a trama de Carlos Lombardi ainda não caiu no gosto do público. Os números no Ibope não são muito diferentes dos da atração anterior no horário, "Dona Xepa" – entre 6 e 8 pontos de média na Grande São Paulo.

Maurício Stycer, colunista do UOL, já fez a mesma pergunta em seu texto de 8 de outubro, AQUI.

A novela apresenta uma ótima produção, um bom elenco e é bem dirigida. Não deixa muito a dever às produções da Globo. O casal de atores protagonistas – Fernando Pavão e Simone Spoladore (Carlão e Patrícia) – está bem, eles combinam com o texto do autor e têm química em cena. O trio Betty Lago, Luiz Guilherme e Jussara Freire (Stella-Michelle-Donana)  deitam e rolam em cenas bem escritas e dirigidas. Carla Cabral (Laura) e Paloma Duarte (Doroteia) se destacam no elenco feminino, enquanto Victor Hugo (Picasso) e Felipe Cardoso (Otávio) mostram que foram apostas acertadas.

A novela é bastante ágil, com texto rápido, cenas clipadas, ação, perseguição, tiroteio, violência. Requer atenção do público, desacostumado já com novelas que exijam um pouco mais do que sua simples passividade. Seria esse o calcanhar de Aquiles de "Pecado Mortal"? Ou o telespectador ainda está muito condicionado à programação global? Notei que o único dia em que a concorrente apresenta algo que soa como novidade para seu público, na hora de "Pecado Mortal", é quinta-feira, com o "The Voice Brasil" (anteriormente uma atração dominical).

O autor já afirmou que vai dar uma diminuída no ritmo da novela e abrir mais espaço para o romance. Acho prudente. É preciso primeiro cativar o público com personagens que ele goste, se identifique – claro, tendo como pano de fundo uma história que lhe agrade. Essa primeira conquista é essencial, vital, é quando o telespectador compra a novela, paga para ver.

A julgar pelos números de Ibope, o telespectador de "Pecado Mortal" é o cativo da emissora, o mesmo de "Balacobaco" e "Dona Xepa". Toda campanha de lançamento para atrair um público novo parece ter surtido pouco efeito até o momento. Mas sabemos também que um mês é pouco tempo. Ainda mais em se tratando da Record, que vem de uma fase de baixa. É normal que essa conquista aconteça paulatinamente.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier