Topo

“A Viagem” é a próxima reprise do Viva à meia-noite

Nilson Xavier

02/12/2013 15h37

Guilherme Fontes, Christiane Torloni e Maurício Mattar em cena de

Guilherme Fontes, Christiane Torloni e Maurício Mattar em cena de "A Viagem" (Foto: Divulgação/TV Globo)

O Viva bateu o martelo e anunciou o folhetim que irá substituir "Água Viva" na faixa da meia-noite. É "A Viagem", novela de Ivani Ribeiro, escrita com a colaboração de Solange Castro Neves, dirigida por Wolf Maya, Ignácio Coqueiro e Maurício Farias. Um dos maiores sucessos do horário das sete horas da década de 1990. Diferente da escolha de "Água Viva", que surgiu de uma enquete votada pelo público, o Viva nem mesmo considerou as outras opções daquela enquete ("O Dono do Mundo", "Fera Ferida" e "A Indomada").

"A Viagem" foi originalmente exibida entre abril e outubro de 1994 e já teve duas reprises no "Vale a Pena Ver de Novo": em 1997 e em 2006. Esta será, portanto, a quarta exibição da novela. Isso sem contar que essa produção da Globo é um remake. A novela original foi apresentada pela TV Tupi entre 1975 e 1976, com Eva Wilma, Altair Lima, Tony Ramos, Elaine Cristina e Ewerton de Castro nos papeis centrais – que ficaram a cargo de Christiane Torloni, Antônio Fagundes, Maurício Mattar, Andrea Beltrão e Guilherme Fontes (respectivamente) na versão de 1994.

Uma história romântica que difundia a doutrina kardecista, "A Viagem" ficou conhecida como uma "novela espírita". O grande trunfo de Ivani Ribeiro ao abordar o Espiritismo na trama foi que a autora exibiu, acima de tudo, uma história romântica e envolvente, que tinha o Espiritismo apenas como pano fundo, sem a pretensão de fazer o público engolir a doutrina kardecista. Foi o último trabalho de Ivani, que faleceu em 1995 (ela deixou pronta a sinopse de uma outra novela, "Quem é Você", produzida em 1996).

Na trama, o jovem rebelde Alexandre (Guilherme Fontes), preso por assassinato, comete suicídio na cadeia e promete vingar-se – no além – das pessoas responsáveis pela sua condenação, a saber, seu irmão Raul (Miguel Falabella), seu cunhado Téo (Maurício Mattar) e o advogado de acusação Otávio Jordão (Antônio Fagundes). O ódio de Alexandre por Téo só aumenta quando ele fica sabendo que o cunhado separou-se de sua irmã, Diná (Christiane Torloni), e envolveu-se com sua namorada, Lisa (Andrea Beltrão). Diná, a única a defender Alexandre, por sua vez, começa uma relação com Otávio, que culmina com a morte dele, vítima de um acidente de carro. O casal, então, passa a ter uma relação transcendental.

No elenco, também Cláudio Cavalcanti, Lucinha Lins, Jonas Bloch, Thaís de Campos, Laura Cardoso, Yara Côrtes, Ary Fontoura, Nair Bello, Lolita Rodrigues, John Herbert, Suzy Rêgo, Eduardo Galvão, Felipe Martins, Fernanda Rodrigues e outros.

Estreia em abril, à meia-noite, com reprise no dia seguinte, ao meio-dia.
Em tempo, o Viva ainda não definiu qual será a novela substituta de "Anjo Mau", à tarde (15h3), que, por sua vez, estreia antes de "A Viagem".

Saiba mais sobre "A Viagem" no site Teledramaturgia.

COMENTE: Curtiu a novidade? Qual novela você gostaria de ver reprisada à meia-noite no Viva?

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier