Topo

Na véspera de Natal, “Joia Rara” exibe ótima cena com Carmo Dalla Vecchia

Nilson Xavier

25/12/2013 12h49

joiarara_divulgacao7

Carmo Dalla Vecchia como Manfred em "Joia Rara" (Foto: Reprodução/TV Globo)

Eu vim aqui no dia de Natal elogiar a ÓTIMA cena de "Joia Rara" (a novela das seis da Globo), exibida nesta terça-feira (24/12), em que Manfred (Carmo Dalla Vecchia) obriga o vilão Ernest Hauser (José de Abreu) a sentar à mesa para a ceia de Natal com ele e sua mãe, a governanta Gertrude (Ana Lúcia Torre).

Gertrude havia preparado uma ceia especial para seu patrão, mas Ernest preferiu jantar fora. Não sem antes destratá-la. Ao ver a mãe chorando, Manfred não teve dúvida: foi buscar Ernest inventando que a netinha dele (Pérola/Mel Maia) o aguardava em casa. Ao perceber a ausência da menina, Ernest, mais uma vez, foi grosseiro com sua empregada e seu filho bastardo. Manfred, então, sacou as provas que incriminam o vilão (ele foi o responsável pela morte de sua mulher).

Já critiquei Carmo Dalla Vecchia, aqui no blog, pela sua interpretação pouco convincente do enlouquecido Manfred, sempre exagerando nas "caras e bocas". Na sequência de ontem, entretanto, Carmo saiu-se muito bem, desde quando seu personagem, calmamente, chantageia Ernest, até quando ele estoura com o vilão, gritando "Senta!" e o forçando a cear com a mãe.

A cena lembrou "Avenida Brasil", quando Nina (Débora Falabella) obriga a vilã Carminha (Adriana Esteves) e lhe servir na mesa, gritando "Me serve vadia!". Não por acaso, "Avenida Brasil" e "Joia Rara" têm a mão da diretora Amora Mautner.

Fotos: Reprodução/TV Globo

Fotos: Reprodução/TV Globo

Pelas chamadas, já se esperava um bom momento da novela. A aguardada sequência foi o ápice do capítulo. Ernest, diante da chantagem de Manfred, acata sua ordem, enquanto o filho bastardo, completamente perturbado, o serve e o beija no rosto.

Parabéns aos atores em cena (Carmo, Zé de Abreu e Ana Lúcia Torre), às autoras da novela (Duca Rachid e Thelma Guedes) e à diretora Amora Mautner e sua equipe.

Feliz Natal!

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier