Topo

Relembre amores entre motoristas e patroas nas novelas, como Pilar e Maciel

Nilson Xavier

21/01/2014 16h21

Kiko Pissolato (Maciel) e Susana Vieira (Pilar) em

Kiko Pissolato (Maciel) e Susana Vieira (Pilar) em "Amor à Vida" (Foto: Divulgação/TV Globo)

No capítulo de segunda-feira (20/01) de "Amor à Vida", foi ao ar o casamento de Pilar (Susana Vieira) e seu motorista, Maciel (Kiko Pissolato). A ricaça não resistiu ao charme de seu empregado e mandou às favas a diferença de idade e classe social. Tudo em nome do amor.

Mulheres ricas e carentes que já se entregaram aos braços de seus motoristas particulares são recorrentes em nossas novelas. Este já era o plot da clássica "Antônio Maria", novela de Geraldo Vietri, exibida pela TV Tupi entre 1968 e 1969. Nela, o galante português Antônio Maria (Sérgio Cardoso), encanta as duas filhas do patrão, para quem trabalhava como chofer. Ao final, decide-se pela filha mais velha, Heloísa (Aracy Balabanian) (foto 1).

Em 1981, a mimada Otávia (Priscila Camargo) da novela "Ciranda de Pedra", gostava de fazer os homens de gato e sapato, e, mesmo com namorado, envolveu-se com o motorista da família, Pedro (Fábio Junqueira). O entrecho era tão bom que foi mantido no remake da novela, em 2008. Otávia e Pedro dessa vez foram vividos pelos jovens atores Ariela Massotti e André Rebustini (foto 2).

Ainda em 1981, a classuda Chica Newman (Fernanda Montenegro), de "Brilhante", deixava para trás as convenções sociais para, ao final, unir-se ao seu chofer particular, Carlos (Cláudio Marzo) (foto 3). Em 1983, em, "Guerra dos Sexos", o motorista Nando (Mário Gomes) nutria uma paixonite pela patroa Juliana (Maitê Proença). Ele conseguiu conquistá-la e levá-la ao altar (foto 4). No remake de "Guerra dos Sexos" (em 2012-2013), a história foi mantida, dessa vez com Reynaldo Gianecchini e Mariana Ximenes (foto 5).

Foto: Divulgação/TV Globo

Foto: Divulgação/TV Globo

Em "Transas e Caretas" (1984), Francisca Moura Imperial (Eva Wilma) (foto 6) era tão poderosa que tinha o apelido de FMI. E, abusando de seu poder, teve um tórrido caso com seu motorista musculoso, Aderbal (Germano Vezani). Já em "Um Sonho a Mais" (1985), Volponi (Ney Latorraca) usou vários disfarces para provar sua inocência e reconquistar um amor do passado, Stela (Silvia Bandeira). Entre os disfarces, estava o motorista André, um tipo meio vulgar que assediou a patroa (foto 7).

Em 1999, na novela "Suave Veneno", a vilã Maria Regina (Letícia Spiller), tinha sede por poder e fome de desejo pelo desajustado Adelmo (Ângelo Antônio). Foi fácil para ela lhe arrumar um emprego como motorista particular – para tê-lo mais perto, claro (foto 8). Já a vilã de "Alma Gêmea" (2005-2006), Cristina (Flávia Alessandra), na verdade não amava seu motorista Ivan (Thiago Luciano), mas ele lhe servia para seus planos sórdidos, em troca de momentos de prazer (foto 9).

Para finalizar essa lista, o mais curioso dos casos amorosos entre patroa e motorista: a sapeca octogenária Dona Brígida (Cleyde Yáconis), de Passione (2010), manteve por anos a fio um caso amoroso com o motorista da família, Diógenes (Elias Gleizer) (foto 10), longe dos olhos do marido Antero (Leonardo Villar), apesar de todos viverem na mesma casa.

Mas existem ainda vários outros casos: Laura (Arlete Salles) e Oswaldo (Kadu Moliterno) em "Selva de Pedra" (1972); Madame Jeanette (Ângela Vieira) e seu cocheiro Josué (Juan Alba) em "Terra Nostra" (1999-2000); Josefa (Marília Gabriela) e Sebastião (Luiz Carlos Vasconcelos) na primeira fase de "Senhora do Destino" (2004); Damáris (Marisa Orth) e Lucindo (Joaquim Lopez) em "Sangue Bom" (2012); etc.

Cite outros exemplos!

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier