Topo

Mães das novelas atuais com características comuns a todas as mães

Nilson Xavier

11/05/2014 13h32

Neste Dia das Mães, escolhi quatro mães das novelas atuais com personalidades e características comuns a todas as mães.

Geytsa Garcia e Juliana Paes em

Geytsa Garcia e Juliana Paes em "Meu Pedacinho de Chão" (Foto: Divulgação/TV Globo)

A mãe amorosa – Catarina (Juliana Paes) em "Meu Pedacinho de Chão"
Catarina brinca com a filha, Pituquinha (Geytsa Garcia), participa de suas fantasias, incentiva o lado lúdico nas brincadeiras, ri, chora, protege, defende a menina do pai tirano (Coronel Epa/Osmar Prado). A personificação da mãe amorosa, devotada, presente, atuante e participativa.

Carla Cabral e Luís Augusto Formal em

Carla Cabral e Luís Augusto Formal em "Pecado Mortal" (Foto: Divulgação/TV Record)

A mãe protetora – Laura (Carla Cabral) em "Pecado Mortal"
Laura é a mãe abnegada que protege o filho Gui (Luís Augusto Formal) do mundo perigoso à sua volta e do pai do menino, que os abandonou. Enfermeira durante o dia e stripper à noite, ela é a provedora por excelência. Batalha para criar o filho sozinha, passando por cima de todos os obstáculos e preconceitos, dos quais é vítima, em prol do garoto.

Júlia Lemmertz e Bruna Marquezine em

Júlia Lemmertz e Bruna Marquezine em "Em Família" (Foto: Divulgação/TV Globo)

A mãe passional – Helena (Júlia Lemmertz) em "Em Família"
Helena sofreu um trauma no passado com seu amor de juventude (Laerte/Gabriel Braga Nunes) e não consegue perdoá-lo. A simples proximidade de sua filha Luiza (Bruna Marquezine) com Laerte a põe à beira da loucura. Ela será possível de qualquer coisa para separar os dois, em um conflito de sentimentos que vai do amor ao ódio.

Lázaro Ramos e Luís Miranda em

Lázaro Ramos e Luís Miranda em "Geração Brasil" (Foto: Divulgação/TV Globo)

A mãe moderna – Dorothy (Luís Miranda) em "Geração Brasil"
Ela nasceu Dorival e teve o filho Brian (Lázaro Ramos) com uma jogadora de basquete. Dorival assumiu as rédeas da maternidade ao trocar de sexo: passou a ser Dorothy. Mãe moderna, não? Mas não menos dedicada, amorosa e preocupada. Brian só não gosta quando a mãe o chama de Brian Roberto… Afinal, não importa o tipo, mãe é mãe, só muda de endereço. Ou a novela, no caso.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier