Topo

Capa de CD de “Em Família” reflete o descaso da Globo com suas trilhas

Nilson Xavier

06/06/2014 10h57

Foto: Divulgação/TV Globo

Foto: Divulgação/TV Globo

As trilhas sonoras de novelas da Globo, lançadas pela Som Livre, há muito tempo deixaram de ser um ícone cultural pop de nosso país. Até meados da década de 1990, os mais aficionados (como eu) aguardavam ansiosamente pelo lançamento dos LPs, com seleções de músicas que dividiam a novela em duas partes, a trilha sonora nacional (lançada no início) e a trilha sonora internacional (lançada na metade do folhetim), e suas capas enormes, com fotos de atores, clicados especialmente, ou estilizadas de acordo com a proposta da novela.

O advento do CD destruiu um pouco essa magia do vinil grande, de forte apelo visual. Mas ainda se prestava um cuidado, tanto com a seleção de repertório, quanto com a elaboração das capas.

Acredito que o começo do fim veio com a Internet, que – todos sabem – causou uma revolução no mercado fonográfico. O cenário mudou, hoje em dia não se vendem mais trilhas sonoras como antes. E isso se reflete no trabalho atual da Som Livre, que, às vezes, deixa de lançar os CDs de algumas novelas, ou lança no mercado quando a novela está quase acabando (já aconteceu de lançar após o término da obra).

Não vou me ater à seleção de repertório. Apenas dizer que há muito tempo não aparece aquele tema de novela que marcou tanto que facilmente associamos à novela em si, ou a um personagem. O "oi oi oi" de "Avenida Brasil" até remete à trama de João Emanuel Carneiro, mas, convenhamos, a música já era conhecida antes de a novela estrear.

Foto: Divulgação/TV Globo

Foto: Divulgação/TV Globo

Ontem me deparei com a capa da trilha sonora internacional da novela "Em Família" e, confesso, fiquei perplexo. Tudo bem que a novela não é um sucesso popular e que está próxima de seu fim – aliás, demorou para esta trilha internacional sair. Mas a foto da capa, em que aparece o casal interpretado pelos atores Gabriel Braga Nunes e Helena Ranaldi (Laerte e Verônica) reflete o descaso da Som Livre com a elaboração desta trilha.

A imagem em questão é, nitidamente, uma foto qualquer de divulgação da novela, lá do início da história, de quando Laerte e Verônica realmente formavam um par romântico dentro da trama. Mas, desde aquela época, sabíamos que este romance estava fadado ao fracasso, que Laerte se envolveria com outra mulher, Helena (Júlia Lemmertz), Luiza (Bruna Marquezine) ou Shirley (Vivianne Pasmanter). Há muito tempo que Laerte e Verônica deixaram de ser um casal que representa a trama de "Em Família".

Eu, como detalhista no assunto, me perguntei qual o sentido dessa capa. Descaso ou falta de informação mesmo? Não que nunca tivesse acontecido capas nonsense antes – como de "Baila Comigo Internacional", em que os atores retratados (Reginaldo Faria e Natália do Valle) mal contracenaram na novela, ou "Por Amor Nacional", com uma foto de Ricardo Macchi, praticamente um figurante daquela trama.

Sobre esta capa do CD de "Em Família", gostei do comentário do Lucas Andrade (@luanansb) ontem no Twitter: "É a Helena com Laerte! … Helena Ranaldi".

Relembre AQUI as melhores capas de trilhas de novelas que a Som Livre já lançou.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier