Topo

Globo ignora “Em Família” na premiação dos “Melhores do Ano” do Faustão

Nilson Xavier

29/12/2014 16h51

Alexandre Nero recebe de Faustão o troféu como Melhor Ator (Foto: Divulgação/TV Globo)

Alexandre Nero recebe de Faustão o troféu como Melhor Ator (Foto: Divulgação/TV Globo)

A Globo realmente pretende esquecer a novela "Em Família". A maior prova disso foi a total esnobada que a produção de Manoel Carlos e Jayme Monjardim recebeu neste domingo (28/12) durante a premiação do "Melhores do Ano", promovido pelo "Domingão do Faustão".

O prêmio já é discutível pelo nome, uma vez que a finalidade é premiar exclusivamente os profissionais da casa, ignorando totalmente os de outras emissoras – não deveria se chamar "Melhores do Ano da Globo"? Logo, para as categorias Ator, Atriz, Revelação, etc, ficam de fora os talentos das concorrentes – no caso deste ano, no que se refere à dramaturgia, mereciam os profissionais de "Chiquititas", "Pecado Mortal" e "Plano Alto", pelo menos. Mais sobre o prêmio, você lê AQUI no texto de Maurício Stycer – "Exagerada, Globo proclama que troféu Domingão é o mais importante da TV".

Voltando ao prêmio "Melhores do Ano", ficou estranho que a maioria das produções de 2014 concorreram nas várias categorias, com exceção de "Em Família". Muito provavelmente pelo fato de ela ter sido a maior decepção da Globo no ano. A sonolenta trama de Manoel Carlos amargou o título de menor Ibope da história entre as novelas do horário nobre da emissora. Sem dúvida, uma novela para a Globo esquecer.

Entretanto, ao excluir "Em Família", ficam de fora alguns atores que se destacaram bem mais do que vários dos indicados por outras novelas. Pelo menos para os coadjuvantes, senti falta da citação a Humberto Martins, Giovanna Antonelli, Reynaldo Gianecchini, Vanessa Gerbelli e Marcello Melo Jr., todos irrepreensíveis em seus papeis. Uma lástima não terem sido lembrados.

Outra novela esnobada foi "O Rebu", que teve apenas uma única indicação: Jesuíta Barbosa como Ator Revelação. E os trabalhos de Patrícia Pillar, Sophie Charlotte, Tony Ramos e Cássia Kis Magro? Também não vi nenhuma menção a Antônio Fagundes, Juliana Paes, Johnny Massaro, Rodrigo Lombardi, Inês Peixoto e Flavio Bauraqui, ótimos por seus papeis em "Meu Pedacinho de Chão".

Não quero aqui discutir os métodos para as escolhas, já que envolve votação dos funcionários da Globo e voto popular pela Internet. Afinal, por ser algo de natureza subjetiva, nenhuma eleição dos "Melhores" terá um resultado lógico. Ainda mais em se tratando de um ano que teve tantas opções. Concluo com uma frase do discurso de agradecimento de Josie Pessoa, vencedora na categoria Atriz Revelação (pela Du de "Império"), que diz muito sobre a natureza deste tipo de premiação: "Agradeço meus fãs, que passaram a madrugada votando". Bom para quem tem fã clube na Internet, não?

Veja os vencedores na categorias de dramaturgia:

Ator de Novela: Alexandre Nero por "Império". Concorreu com Murilo Benício por "Geração Brasil" e Osmar Prado por "Meu Pedacinho de Chão".

Atriz de Novela: Cláudia Abreu por "Geração Brasil". Concorreu com Lília Cabral por "Império" e Bruna Linzmeyer por "Meu Pedacinho de Chão".

Ator Coadjuvante: Aílton Graça por "Império". Concorreu com Lázaro Ramos e Luís Miranda por "Geração Brasil".

Atriz Coadjuvante: Drica Moraes por "Império". Concorreu com Andreia Horta e Marina Ruy Barbosa por "Império".

Ator Revelação: Chay Suede por "Império". Concorreu com Jesuíta Barbosa por "O Rebu" e Irandhir Santos por "Meu Pedacinho de Chão".

Atriz Revelação: Josie Pessoa por "Império". Concorreu com Paula Barbosa por "Meu Pedacinho de Chão" e Chandelly Braz por "Geração Brasil".

Ator de Série ou Minissérie: Bruno Gagliasso por "Dupla Identidade". Concorreu com Cauã Reymond por "Amores Roubados" e Vladimir Brichta por "Tapas e Beijos".

Atriz de Série ou Minissérie: Fernanda Torres por "Tapas e Beijos". Concorreu com Ísis Valverde por "Amores Roubados" e Luana Piovani por "Dupla Identidade".

Ator/Atriz Mirim: Giovanna Rispoli por "Boogie Oogie". Concorreu com Tomás Sampaio e Geytsa Garcia por "Meu Pedacinho de Chão".

Houve ainda a categoria Humor, em que Leandro Hassum venceu por seu personagem na novela "Geração Brasil", mas concorria com atores de programas humorísticos: Marcelo Adnet por "Tá no Ar" e Rodrigo Sant´Anna por "Zorra Total".

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier