Topo

10 soluções das novelas para “perda de protagonismo” e “vices decorativos”

Nilson Xavier

08/12/2015 11h55

Ou 10 novelas em que os personagens principais perderam o protagonismo.

Já que o assunto do dia é a "perda do protagonismo" (#CartaDoTemer), listei 10 novelas em que o protagonista viu seu papel suplantado por um personagem coadjuvante até perder a importância na história e se tornar um "vice decorativo".

divulgacao_globo11

1. "Louco Amor" (1983)

O autor Gilberto Braga viu sua protagonista feminina, interpretada por Bruna Lombardi, sem muita química com Fábio Jr. Bruna parecia pouco a vontade no papel. O jeito foi formar o casal romântico central de forma mais lógica: com Glória Pires, então mulher de Fábio na época, uma coadjuvante que passou a ganhar mais destaque. Enquanto isso, Bruna Lombardi foi ficando sem função na história. Mais ainda quando Gilberto matou o personagem de Carlos Alberto Riccelli, marido de Bruna que também atuava na novela. (colaboração Marque Neto)

divulgacao_globo1

2. "Pátria Minha" (1994-1995)

Vera Fischer, como Lídia Laport, a protagonista da novela de Gilberto Braga, tanto aprontou nos bastidores (atrasos, brigas com o então marido Felipe Camargo, etc.) que foi afastada da produção. Para dar um rumo à sua história, o autor providenciou duas novas atrizes para fazerem par romântico com os interesses amorosos de Lídia: Luiza Tomé para José Mayer e Isadora Ribeiro para Tarcísio Meira.

divulgacao_globo2

3. "Vira-lata" (1996)

Andrea Beltrão, como Helena, a protagonista da novela, não estava contente com os rumos que o autor, Carlos Lombardi, deu à personagem. Este, foi diminuindo a importância de Helena na trama a ponto de lançar uma nova protagonista: Renata, até então uma coadjuvante interpretada por Carolina Dieckmann. Foi quando a novela deslanchou.

divulgacao_globo4

4. "Cobras e Lagartos" (2006)

Os protagonistas dessa novela de João Emanuel Carneiro eram o casal romântico Duda e Bel, vividos por Daniel de Oliveira e Mariana Ximenes. Mas a terceira ponta desse triângulo, o divertido Foguinho de Lázaro Ramos, fez tanto sucesso que vale apostar nele como o protagonista absoluto da novela. As interesseiras Leona e Ellen (Carolina Dieckmann e Taís Araújo) também tiveram mais destaque que Duda e Bel.

divulgacao_globo5

5. "Paraíso Tropical" (2007)

Quando se lembra dessa novela de Gilberto Braga, pode-se citar que Alessandra Negrini e Fábio Assunção eram os protagonistas. Mas, com certeza, vem à mente primeiro o vilão Olavo, personagem de Wagner Moura, e a inesquecível prostituta Bebel, vivida por Camila Pitanga, uma coadjuvante que roubou (todas) a(s) cena(s) e a novela.

divulgacao_globo6

6. "Negócio da China" (2008-2009)

Fábio Assunção era Heitor, o protagonista da novela juntamente com Grazi Massafera. Mas problemas de saúde levaram Fábio a abandonar a produção logo no início. O ator foi se tratar de seu problema de dependência química enquanto o autor, Miguel Falabella, elevou o coadjuvante Ricardo Pereira ao posto de protagonista em substituição a Fábio Assunção.

divulgacao_globo7

7. "Caminho das Índias" (2009)

Este é um dos casos mais interessantes. O público desaprovou o par romântico formado por Márcio Garcia e Juliana Paes. Quanto mais Bahuan se aproximava de Maya, mais o público torcia pelo antogonista, Raj, vivido por Rodrigo Lombardi. A ponto de a autora, Glória Perez, trocar os papeis: rebaixou Bahuan a antagonista e elevou Raj a protagonista do coração de Maya. Atcha!

divulgacao_globo8

8. "Viver a Vida" (2009-2010)

Nesta novela de Manoel Carlos, o autor criou sua única Helena negra, e a mais jovem de todas, interpretada por Taís Araújo. Mas o público torceu o nariz para o romance entre Helena e Marcos (José Mayer). Com a rejeição, o autor viu os interesses todos voltados para o drama da coadjuvante Luciana (Alinne Moraes), a modelo que sofria um grave acidente e ficava tetraplégica. Maneco não teve dúvida e, pela única vez em suas novelas, a Helena deixou de ser a protagonista.

divulgacao_globo9

9. "Amor à Vida" (2013-2014)

Alguém lembra de Paolla Oliveira e Malvino Salvador nessa novela? Pois é, o Félix de Mateus Solano fez tanto sucesso, que o romance insosso entre os protagonistas Paloma e Bruno pouco interessou ao público. Ao final, todos queriam saber mesmo era do casal Félix e Carneirinho (Solano e Thiago Fragoso).

divulgacao_globo10

10. "A Gata de Vison" (1968)

Um dos casos mais inusitados de "perda de protagonismo" na história das novelas. Nesta remota e obscura trama de Glória Magadan, que se passava na Chicago dos anos 1920, Tarcísio Meira vivia o protagonista Bob Ferguson, enquanto Geraldo Del Rey era vilão, o gangster Gino Falconi. A autora, apaixonada por Del Rey, foi dando cada vez mais destaque para ele, enquanto diminuía o papel de Tarcísio. Revoltado, Tarcisão deu um ultimato: ENTREGOU UMA CARTA à direção dizendo que se não gravasse a morte de seu personagem, não voltava à novela. Bob Ferguson não voltou!

PS: A carta foi por minha conta!

Fotos: Divulgação/TV Globo

Siga no TwitterFacebookInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier