Topo

Livro resgata as dificuldades dos roteiristas de TV ao escrever uma novela

Nilson Xavier

22/06/2016 11h53

novela_a_obra_aberta

Será lançado em São Paulo, nesta quinta-feira (23/06), o livro "Novela, a obra aberta e seus problemas" (Giostri Editora), do jornalista e pesquisador Fábio Costa. Uma ótima pedida para quem estuda o assunto, trabalha no ramo ou apenas se diverte com o universo novelístico. Ainda mais porque é baixo o número de bibliografia especializada sobre o tema, principalmente se considerarmos que este é o "país das novelas". O prefácio é de Lauro César Muniz.

O autor compilou o resultado de uma detalhada pesquisa sobre as agruras pelas quais passa todo roteirista de televisão ao escrever uma novela. Pela sua natureza – uma obra que fica muito tempo no ar, que vai sendo escrita à medida que é produzida e exibida (por isso chamada de "obra aberta") – a novela brasileira registrou em sua história inúmeros casos e curiosidades que atestam o talento (e o jogo de cintura) de nossos novelistas ao se depararem com percalços enquanto escrevem suas novelas, obrigando-os a mudarem os rumos de suas histórias, na maioria das vezes, de forma indesejada.

A doença de um ator (até mesmo sua morte), diretor ou do próprio autor. O baixo rendimento de um ator de quem se esperava mais, obrigando a diminuir a sua participação, ou substituí-lo. O alto desempenho de outro, de quem não se esperava tanto, ou cujo personagem caiu nas graças do público, fazendo aumentar sua participação na trama. Incêndios. Atrasos nas gravações (pelos mais variados motivos). Vazamentos de informações pela mídia, a contragosto do autor. A gravidez inesperada de uma atriz, o que muda os planos para sua personagem. As alterações no roteiro impostas pela censura (do Governo, da emissora) ou mesmo pelo público ou patrocinadores. Mudanças de horário de exibição. O alongamento (ou encurtamento) da novela. A concorrência. A baixa (ou a alta) audiência.

novelas1. O assassinato de Daniela Perez interrompeu a trajetória de sua personagem na novela "De Corpo e Alma" (1992);
2. A gravidez de Regina Duarte encurtou a novela "Carinhoso" (1974);
3. Alguns personagens rejeitados pelo público morreram na explosão do shopping em "Torre de Babel" (1998);
4. A censura do Regime Militar impediu o uso da palavra "escravo" em "Escrava Isaura" (1976).

Costumo dizer que o universo novelístico é um poço que precisa ser mais e mais cavoucado. O livro de Fábio Costa tem essa característica arqueológica de pesquisa. Um rico apanhado de informações que nos ajuda a refletir sobre o árduo caminho que o processo de produção percorre para chegar ao seu destino final, o telespectador, pronto para ser consumido. Em mais de cinquenta anos de telenovelas, muitas dificuldades ajudaram a construir e desconstruir essa história. "Novela, a obra aberta e seus problemas" satisfaz o público ávido por esse universo, seja o que vive dele (milhares de profissionais envolvidos, direta ou indiretamente), o que o estuda, ou o que apenas o aprecia. Ou seja, milhões de telespectadores Brasil afora.

"Novela, a obra aberta e seus problemas", de Fábio Costa, prefácio de Lauro César Muniz, Giostri Editora, R$50. Lançamento nesta quinta-feira, 23/06, às 19 horas, na Casa das Rosas, Avenida Paulista, 37, São Paulo. Antes da sessão de autógrafos, haverá um bate-papo entre o público, este colunista, o autor, Fábio Costa, e o novelista Lauro César Muniz.

Siga no TwitterFacebookInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier