Topo

Retorno de Laura Cardoso a "Sol Nascente" foi a melhor cena da novela e nada tinha a ver com a trama

Nilson Xavier

10/01/2017 12h02

Foto: reprodução

Foto: reprodução

Nessa segunda-feira (9/1), a novela "Sol Nascente" exibiu a sua melhor cena, até agora. E essa cena isolada nada tinha a ver com a trama da novela, não influenciou em nada a história! Foi no finalzinho do capítulo: o retorno da atriz Laura Cardoso – intérprete da vilã Dona Sinhá -, que afastou-se em outubro do ano passado para tratar de problemas de saúde.

Em uma bonita e divertida homenagem promovida pelos autores e direção, Laura foi ovacionada pelo elenco, que, na trama, estava reunido no bar Rota 94 para uma festa. Diante da recepção, Dona Sinhá deu umas voltinhas agradecendo com a cabeça até a câmera fechar em seu rosto. Com um sorrisinho maroto, Laura olhou demoradamente para a câmera (para o público) e deu uma piscada!

Dona Sinhá é uma vilã inusitada: se finge de vovozinha e velhinha indefesa, mas na realidade é uma ladra, estelionatária, viciada em jogatina, capaz das maiores atrocidades. Mas com ares cômicos. É a melhor personagem da novela e sua saída foi muito sentida. Em seu lugar, entrou Nívea Maria, como Mocinha, que fez as vezes de Dona Sinhá.

Laura recebida pelo elenco (Foto: Isabella Pinheiro/Gshow)

Laura recebida pelo elenco e produção (Foto: Isabella Pinheiro/Gshow)

A homenagem bolada pelos autores – Walther Negrão, Suzana Pires e Júlio Fischer – foi merecida, bonita, criativa e espirituosa. Ficamos felizes, pela recuperação da atriz e pela volta da personagem à novela. Lá atrás, afirmei que Laura era é única que podia salvar "Sol Nascente" de sua trama preguiçosa. Também por isso a sua volta merece ser comemorada. Será que agora vai?

elzagomes_acervogloboEm tempo: uma situação semelhante aconteceu há mais de 40 anos. Na novela "Pecado Capital" (em 1976) a atriz Elza Gomes (lembra dela?) precisou ausentar-se para resolver um problema de saúde. Miriam Pires entrou em seu lugar para substituí-la até o retorno de Elza. O diretor Daniel Filho narrou em seu livro "O Circo Eletrônico" (Jorge Zahar Editor, 2001):

"Mirian Pires substituiu Elza Gomes, que foi colocar uma ponte de safena. (…) A gente achava que a Elza não fosse voltar. Imaginem o choro no estúdio quando ela apareceu! As cenas acabaram sendo mais exageradas do que seria a volta normal da personagem, porque na verdade todos estavam chorando a alegria da volta de Elza!"

Siga no TwitterFacebookInstagram

Foto: reprodução

Foto: reprodução

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier