Topo

Herdeiro direto do "TV Pirata", o “Tá no Ar” continua o melhor humorístico da TV

Nilson Xavier

09/02/2017 08h41

Renata Gaspar e Marcius Melhem (Foto: reprodução)

O "Tá no Ar: a TV na TV" está de volta à Globo. Em sua quarta temporada, nem sinal de desgaste. O programa continua tirando sarro do nosso cotidiano e da vida moderna, com o mesmo tom crítico, deboche e irreverência que repercutiu nas temporadas anteriores, sem medo do nonsense ou do politicamente correto, alfinetando temas tabus e personagens reais da política e universo das celebridades.

Sei que as referências passam pelo "Casseta & Planeta Urgente", Chico Anysio e antigos programas de humor, como "A Praça é Nossa". Mas a associação maior ainda é o "TV Pirata". É o mesmo tipo de humor, a mesma narrativa (alguns esquetes até semelhantes), mesmo deboche, sarcasmo e tom crítico. Mas tudo numa roupagem moderna.

No programa de terça (07/02), o quadro "Jornal Teatral" – em que os apresentadores davam as notícias como se estivessem num palco, com todos os clichês e cacoetes do Teatro – remeteu ao "Jornal Passional" do "TV Pirata" – as notícias eram dadas de forma exageradamente passional. Outro dia, Marcelo Adnet estava de índio, tal qual Luiz Fernando Guimarães já se fantasiara no antigo programa.

Welder Rodrigues / Luana Martau (Foto: reprodução)

O elenco majoritariamente de atores também lembra a trupe do "TV Pirata". Além dos cabeças Marcius Melhem e Marcelo Adnet, dois outros nomes se sobressaem: o incrível Welder Rodrigues (o apresentador do "Jardim Urgente" FOCA EM MIM!). E Luana Martau (a entrevistadora paulistana de roqueiros MÉEEEOOO!).

Não é uma comparação ou uma crítica, apenas uma constatação. Mesmo porque o "TV Pirata" é uma excelente referência. E que bom que esse tipo humor está de volta à televisão brasileira, depois de anos diluído pelo "Casseta & Planeta" – seu único herdeiro até então (mesmo porque, ali estava parte dos mesmos redatores). Agora o "Tá no Ar" resgata o "TV Pirata".

PS 1: Nunca perca o último bloco: tem os clipes musicais e o encerramento com depoimentos de "populares" sobre o programa em si. Hilário!

PS 2: "Silvio Santos´ Greatest Hits" ganhou um substituto à altura: "Chewbacca Songs".

Leia também, Maurício Stycer: Questionada por dona da marca, Globo exclui sátira de "Peppa Pig" do "Tá no Ar".

Siga no TwitterFacebookInstagram

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Herdeiro direto do "TV Pirata", o “Tá no Ar” continua o melhor humorístico da TV - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Mais Posts