“Novo Mundo” surpreende pela cenas de ação dignas dos melhores filmes de piratas
A estreia da novela "Novo Mundo" (nesta quarta, 22/03) foi marcada pelo cuidado estético e capricho da direção nas cenas de ação e perseguição. Foram várias, porém conduzidas com uma mão leve e certo humor, como todo bom filme de piratas e capa-e-espada da "Sessão da Tarde", livre para todos os públicos.
Alguns personagens também contribuíram para o tom leve dessa estreia, principalmente os interpretados por Ingrid Guimarães, Chay Suede e Letícia Colin – que faz uma Princesa Leopoldina ainda risonha e deslumbrada com tudo o que a cerca.
Chamou a atenção também a trilha incidental que pontuou as cenas de ação e do baile. A trilha, aliás, é exclusivamente instrumental (leia mais AQUI). A abertura é das mais interessantes dos últimos tempos. Os figurinos, caracterizações e ambientações são irrepreensíveis, como já visto nas chamadas.
A cidade cenográfica é a mesma de "Liberdade Liberdade", assim como o diretor artístico, Vinícius Coimbra, e boa parte da equipe técnica e elenco. Mas o tom pesado da trama sobre a Inconfidência Mineira cede lugar para um cenário bem mais condizente com o horário das seis.
Causou estranhamento (que talvez se dissipe com o tempo, ou não):
– O sotaque de alguns atores. Se a maioria dos personagens é estrangeiro (portugueses, austríacos e ingleses), por que alguns tem sotaque e outros não?
– O filtro que deixa a imagem embaçada, já visto nas chamadas. Confesso que senti um alívio ao perceber que ele não foi usado nas cenas noturnas. Mas nas diurnas prevalecem.
– O efeito de luz de vela balançando, nas cenas noturnas, para dar a impressão que a iluminação do ambiente é com velas. É interessante. Mas será que, com o tempo, não cansa ou incomoda?
No mais, todas as referências a filmes de piratas e aventura – no texto, na direção, na ação, na trilha sonora – são bem vindos. "Piratas do Caribe" é o primeiro que vem à mente. Mas é bom lembrar que o próprio bebeu de fontes bem anteriores: os filmes de pirata e capa-e-espada de Hollywood das décadas de 1940 e 1950 – que também serviram de inspiração para "Novo Mundo".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.