Topo

“Novo Mundo” surpreende pela cenas de ação dignas dos melhores filmes de piratas

Nilson Xavier

22/03/2017 19h53

Chay Suede (Foto: reprodução)

A estreia da novela "Novo Mundo" (nesta quarta, 22/03) foi marcada pelo cuidado estético e capricho da direção nas cenas de ação e perseguição. Foram várias, porém conduzidas com uma mão leve e certo humor, como todo bom filme de piratas e capa-e-espada da "Sessão da Tarde", livre para todos os públicos.

Alguns personagens também contribuíram para o tom leve dessa estreia, principalmente os interpretados por Ingrid Guimarães, Chay Suede e Letícia Colin – que faz uma Princesa Leopoldina ainda risonha e deslumbrada com tudo o que a cerca.

Chamou a atenção também a trilha incidental que pontuou as cenas de ação e do baile. A trilha, aliás, é exclusivamente instrumental (leia mais AQUI). A abertura é das mais interessantes dos últimos tempos. Os figurinos, caracterizações e ambientações são irrepreensíveis, como já visto nas chamadas.

A cidade cenográfica é a mesma de "Liberdade Liberdade", assim como o diretor artístico, Vinícius Coimbra, e boa parte da equipe técnica e elenco. Mas o tom pesado da trama sobre a Inconfidência Mineira cede lugar para um cenário bem mais condizente com o horário das seis.

Causou estranhamento (que talvez se dissipe com o tempo, ou não):

– O sotaque de alguns atores. Se a maioria dos personagens é estrangeiro (portugueses, austríacos e ingleses), por que alguns tem sotaque e outros não?

– O filtro que deixa a imagem embaçada, já visto nas chamadas. Confesso que senti um alívio ao perceber que ele não foi usado nas cenas noturnas. Mas nas diurnas prevalecem.

– O efeito de luz de vela balançando, nas cenas noturnas, para dar a impressão que a iluminação do ambiente é com velas. É interessante. Mas será que, com o tempo, não cansa ou incomoda?

No mais, todas as referências a filmes de piratas e aventura – no texto, na direção, na ação, na trilha sonora – são bem vindos. "Piratas do Caribe" é o primeiro que vem à mente. Mas é bom lembrar que o próprio bebeu de fontes bem anteriores: os filmes de pirata e capa-e-espada de Hollywood das décadas de 1940 e 1950 – que também serviram de inspiração para "Novo Mundo".

Siga no TwitterFacebookInstagram

Isabelle Drummond, Rodrigo Simas e Letícia Colin (Foto: Ellen Soares/TV Globo)

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier