Topo

Viva exibe cena clássica de "Tieta" com frase machista que não passaria hoje

Nilson Xavier

18/05/2017 07h00

Betty Faria e Bemvindo Sequeira (foto: reprodução)

O canal Viva exibe nesta quinta-feira (18/05) uma das sequências mais icônicas da novela "Tieta" e da história de nossa televisão: o retorno da protagonista (Betty Faria) à cidadezinha de Santana do Agreste após vinte anos, em que ela é recepcionada na praça vazia pelo mendigo bêbado Bafo de Bode (Bemvindo Sequeira).

O diálogo entre os dois é divertido e insólito. Foi escrito e gravado há 28 anos, dentro do contexto de sua época. Imagine se a novela fosse gravada hoje: talvez o texto não passaria. Além do uso de uma palavra chula para designar o órgão sexual feminino, a patrulha politicamente correta enxergaria machismo na fala de Bafo de Bode. O curioso é perceber que uma das frases mais marcantes da nossa TV correria o risco de ser censurada hoje.

Depois de longa viagem, ao sair do carro, Tieta reclama do cansaço e esfrega o traseiro dizendo "Fiquei com meu derrière todo doído!"

Bafo de Bode ouve e pergunta: "O seu o quê, dona?"

"O meu derrière, moço. Isso aqui ó!" – e bate na bunda.

Bafo olha atônito e desabafa: "Virge, minha gente! Isso não é mais uma muié… Isso é uma plantação inteirinha de xibiu!"

Tieta solta uma gargalhada e fala com seu sotaque carregado: "Isto é o que se chama de uma recepção da moléstia!"

Após ser informada pelo mendigo que o povo estava na igreja, Tieta se dirige até lá e faz a sua entrada triunfal, para o espanto de toda a população de Santana do Agreste, que não a via há vinte anos e achava que ela tivesse morrido.

O capítulo vai ao ar às 15h30 (com reprise à 0h30).

O ator Bemvindo Sequeira comentou a cena em seu canal no Youtube, assista AQUI.

Siga no FacebookTwitterInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier