Topo

Palmas para os atores: Elvira, Licurgo e Germana são os melhores personagens de Novo Mundo

Nilson Xavier

05/07/2017 07h00

Ingrid Guimarães, Guilherme Piva e Vivianne Pasmanter (Foto: divulgação/TV Globo)

Entre as qualidades da novela "Novo Mundo", está a galeria de personagens marcantes, daqueles que estarão na memória do público por muito tempo ainda. Como a princesa Leopoldina, vivida brilhantemente por Letícia Colin.

Mas hoje quero destacar uma trinca que desde o início tem entretido o público da novela, tanto em entrechos cômicos quanto dramáticos – principalmente os cômicos! Ingrid Guimarães (Elvira), Guilherme Piva (Licurgo) e Vivianne Pasmanter (Germana) deitam e rolam com suas interpretações. O trio domina seus personagens com tanta maestria que hoje qualquer cena irrisória se torna um cenão.

O mérito, a bem da verdade, não está tão somente na versatilidade dos atores. Claro que eles têm o domínio de seus personagens. Porém, para o resultado final, contam com a caracterização (equipe de Lucila Rubirosa), o texto afiado (comandado por Thereza Falcão e Alessandro Marson) e a direção (equipe de Vinícius Coimbra).

Vivianne Pasmanter em "Novo Mundo" e "Totalmente Demais" (Foto: divulgação/TV Globo)

Vivianne Pasmanter surpreendeu a todos ao aparecer irreconhecível para viver sua Germana: despida de qualquer vaidade, suja, maltratada, com próteses na boca, dando uma mostra de versatilidade. Em nada lembra a atriz que acostumamos a ver na televisão. Veja acima a diferença com seu último trabalho, a Lili de "Totalmente Demais" (2015-2016).

Guilherme Piva vez ou outra aparece com tipos diferentes. Licurgo não foi o primeiro, vide o Zé Mulher de "Xica da Silva" (1996-1997), a criatura do espelho de "O Beijo do Vampiro" (2002-2003), o cabeleireiro Nirdo de "Pé na Jaca" (2006-2007), entre outros. Com Pasmanter, forma uma dupla grotesca, mas divertida, espirituosa.

Por fim, a atriz portuguesa Elvira Matamouros, personagem de Ingrid Guimarães, uma das melhores composições de "Novo Mundo". Elvira tem cenas de pura comicidade, mas a personagem também mostra seu lado humano no trato com o filho de criação, Quinzinho (Théo de Almeida Lopes).

No momento, Elvira (dada como morta) aparece como a vidente Madame Dalila. E novamente a equipe de caracterização da novela entrou em ação, num trabalho formidável. Elvira/Dalila já é o melhor trabalho de Ingrid Guimarães na televisão. Aliás, hoje (05/07) é aniversário da atriz. Parabéns Ingrid!

Siga no FacebookTwitterInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier