Topo

Há 20 anos, "Chiquititas" divertia crianças com música, fantasia e melodrama

Nilson Xavier

28/07/2017 08h16

Detalhe da capa de um dos CDs da novela (Foto: divulgação)

As crianças do orfanato Raio de Luz chegaram na TV brasileira pela primeira vez há exatos 20 anos. Quem foi criança, ou pai e mãe, na segunda metade dos anos 1990, lembra bem. Por pelo menos dois anos, "Chiquititas" foi uma febre entre a molecada. Em meio a músicas, coreografias, namoricos, e muito melodrama, as tramas da novela encantaram o público infantil. Criada na Argentina por Cris Morena, a esposa do dono da rede de televisão Telefé, "Chiquititas" foi vendida para muitos países e coube ao SBT contar essa história no Brasil.

O sucesso

Por aqui, "Chiquititas" foi uma coprodução, entre a Telefé e o SBT. Um sucesso que estourou em 1997 com médias de audiência em torno dos 18 pontos e que gerou uma série de subprodutos, como brinquedos, revistas, álbuns de figurinhas, vestuário e outros itens infantis. Mas esse sucesso ocorreu apenas no primeiro e segundo anos (1997 e 1998). Com o passar do tempo, a audiência foi minguando. Enquanto a versão argentina contou com sete fases completas, até 2002, no Brasil a novela terminou na quinta temporada, em janeiro de 2001. Com o fim do contrato com a Telefé, o SBT encerrou a novela, que já não fazia o mesmo sucesso, com 9 pontos no Ibope em SP contra 43 da atração da Globo no horário, a novela "Uga Uga".

Em janeiro "Chiquititas" saía do ar e voltava em abril. Durante essas "férias" da novela, o SBT exibiu as mexicanas "Luz Clarita", em 1999, e "O Diário de Daniela", em 2000 – que, a essa altura, já davam mais audiência que a atração brasileira. Apesar do total de 807 capítulos em quase quatro anos, por conta dessas interrupções "Chiquititas" não pode ser considerada a mais longa novela de nossa Teledramaturgia. Entre 2007 e 2008, o SBT exibiu a continuação da saga das "Chiquititas", mas a versão original argentina (a partir da sexta temporada).

Detalhe do álbum de figurinhas (Foto: divulgação/Editora Panini)

Locações

"Chiquititas" foi totalmente gravada em Buenos Aires, na Argentina, nos mesmos estúdios da Telefé e locais utilizados para a novela original, com Buenos Aires aparecendo como São Paulo no enredo. Muitos videoclipes exibidos durante a novela foram filmados no Brasil, utilizando locais da capital paulista (como o Parque do Ibirapuera, a Avenida Paulista, o Theatro Municipal e o Memorial da América Latina), além de outros por todo o país. Videoclipes da quinta temporada foram filmados na ilha de Fernando de Noronha.

O elenco

Os únicos atores a permanecer do início ao fim da novela foram as crianças Aretha Oliveira (Pata) e Piérre Bittencourt (Mosca) – que logo se tornaram adolescentes -, e a atriz Flávia Monteiro, que vivia Carolina, a diretora do orfanato. Ao longo da novela, Carolina teve quatro pares românticos. Vários nomes do elenco infanto-juvenil foram contratados pela Globo após a novela: Fernanda Souza, Carla Diaz, Débora Falabella, Stefany Brito, Kayky Brito, Jonatas Faro, Paulo Nigro, Giselle Frade, Bruno Gagliasso, e outros.

"Chiquititas" tornou-se muito popular entre as crianças e várias sonhavam em participar do elenco, com audições movimentando milhares de candidatos nas principais capitais do país. Em 1999, mais de 15 mil crianças e adolescentes em São Paulo, 10 mil no Rio e 6 mil em Recife participaram das audições para a terceira temporada, um recorde entre as seleções de elenco desse tipo.

Detalhe da capa do álbum de figurinhas (Foto: divulgação/Editora Panini)

As músicas

Os CDs gravados com a trilha sonora tiveram grande sucesso de público (ao todo foram 6). As músicas foram traduzidas e adaptadas para o português. Diferente da novela argentina, as canções no Brasil foram, em sua maioria, gravadas por cantores profissionais adultos, jovens e crianças, e dubladas pelos atores da novela em videoclipes e shows. As exceções foram Flávia Monteiro, Gésio Amadeu, Omar Calicchio, Magali Biff e Débora Olivieri, do elenco adulto. Flávia Monteiro chegou a ter aulas de canto.

Quase todas as músicas da trilha sonora originaram videoclipes, que eram exibidos durante os capítulos da trama ou ao final, enquanto apareciam os créditos de encerramento. As coreografias foram inspiradas em musicais clássicos norte-americanos. O elenco principal também apresentou-se ao vivo em vários shows pelo país.

Elenco infantil do remake de 2013 (Foto: divulgação/SBT)

O remake

Em 2012, o SBT comprou os direitos da novela da Telefé e, em 2013, produziu uma nova versão de "Chiquititas", totalmente gravada no Brasil, sem mais vínculos com a Argentina. O remake foi adaptado por Íris Abravanel e tinha no elenco Manuela do Monte (Carolina), Giovanna Grigio (Mili), Júlia Olliver (Pata) e outros.

AQUI tem tudo sobre "Chiquititas": elenco completo, trama, personagens, trilhas e curiosidades.

Leia também: "Ex-chiquititas se reúnem após 20 anos"
"Dez atores famosos que passaram por Chiquititas"
"Dez ex-chiquititas que mudaram de profissão"
Siga no FacebookTwitterInstagram

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Há 20 anos, "Chiquititas" divertia crianças com música, fantasia e melodrama - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Mais Posts