Topo

Brasil concorre ao prêmio Emmy Internacional com 9 candidatos, 6 da Globo

Nilson Xavier

28/09/2017 12h26

Camila Pitanga e Domingos Montagner em "Velho Chico" | Adriana Esteves em "Justiça" (Foto: divulgação/TV Globo)

A Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão anunciou os seus indicados para o Emmy Internacional 2017, que premia as produções de televisão não-estadunidenses. A cerimônia de entrega dos prêmios acontece em Nova York, no dia 20 de novembro. O Brasil tem 9 indicações (6 da Globo) em 8 categorias.

O ator Júlio Andrade é candidato ao prêmio de Melhor Ator por sua performance na série "Um Contra Todos", da Conspiração Filmes e Fox Brasil. Os outros candidatos são: o premiado ator irlandês Kenneth Branagh (por "Wallander", do Reino Unido), Zanjoe Marudo (por "Maalaala Mo Kaya", das Filipinas) e Kad Merad (por "Baron Noir", da França).

Entre as concorrentes a Melhor Atriz, Adriana Esteves representa o Brasil, por sua personagem na série "Justiça", da Globo. As outras são: Anna Friel (por "Marcella", do Reino Unido), Sonja Gerhardt (por "Ku´damm 56", da Alemanha) e Thuso Mbedo (por "Is´thunzi", da África do Sul).

"Justiça" (de Manuela Dias com direção artística de José Luiz Villamarim) concorre como Melhor Série Dramática. As outras candidatas: "Mammon II" (Noruega), "Moribito" (Japão) e "Wanted" (Austrália).

Duas produções da Globo concorrem como Melhor Novela: "Velho Chico", de Benedito Ruy Barbosa com direção artística de Luiz Fernando Carvalho, e "Totalmente Demais", de Rosane Svartman e Paulo Halm, direção artística de Luiz Henrique Rios. As outras novelas no páreo são "30 Vies – Isabelle Cousineau" (Canadá) e "Kara Sevda" (Turquia).

Também da Globo, o "Tá no Ar: a TV na TV" (de Marcelo Adnet, Marcius Melhem e Maurício Farias) está entre os candidatos a Melhor Série de Humor, juntamente com "Alan Partridge´s Scissored Isle" (Reino Unido), "Callboys" (Bélgica) e "Rakugo" (Japão).

Júlio Andrade em "Um Contra Todos" | Welder Rodrigues no "Tá no Ar" (Foto: divulgação)

O filme "Alemão", de José Eduardo Belmonte, transformado em minissérie pela Globo, concorre na categoria Telefilme ou Minissérie. Ou demais candidatos são: "Ne M'Abandonne Pas" (França), "Reg" (Reino Unido) e "Tokyo Trial" (Japão).

A série brasileira "Crime Time – Hora de Perigo" (das produtoras Studio+, John Doe Productions e 22H22) concorre como Série de Curta Duração, juntamente com "Ahi Afuera" (Argentina), "The Amazing Gayl Pile" (Canadá) e "Familie Braun" (Alemanha).

O programa "Portátil", do Porta dos Fundos, concorre à categoria Programa Artístico, com "Hip-Hop Evolution – The Foundation" (Canadá), "Never-Ending Man: Hayao Miyazaki" (Japão) e "Robin de Puy – Ik ben het allemaal zelf" (Holanda).

Demais categorias:
Documentário: "EXODUS – Our Journey to Europe" (Reino Unido), "The Phone of the Wind: Whispers to Lost Families" (Japão), "Le Studio de la Terreur" (França) e "Tempestad" (México).
Programa de entretenimento sem roteiro: "Escuela para Maridos" (Colômbia), "Fan Pan Tae Super Fan" (Tailândia), "Sorry Voor Alles" (Bélgica) e "Taskmaster" (Reino Unido).
Programa do horário nobre americano de língua não inglesa: "Hasta Que Te Conocí", "La Voz Kids", "Odisea de los Niños Migrantes" e "Sr. Ávila".

Siga no FacebookTwitterInstagram

Atores do "Portátil" (Foto: divulgação/Porta dos Fundos)

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier