Topo

Tsunami em "Apocalipse" só serviu para atrair o público para a estreia

Nilson Xavier

21/11/2017 22h25

Foto: reprodução

A novela "Apocalipse", estreia desta terça (21/11) na Record, é das mais pretensiosas já produzidas pela TV brasileira. Além das frentes de gravação em quatro cidades diferentes – Rio, Nova York, Jerusalém e Roma – as cenas de ação rechearam esse primeiro capítulo com claras referências ao cinema americano: o filme "O Impossível" (de 2012) na sequência do tsunami, e "Seven, os Sete Crimes Capitais" (de 1995), percebido na investigação policial sobre os crimes de um serial killer.

O tsunami que abriu a novela serviu apenas para chamar a atenção do público para a estreia, já que em nada contribuiu para a trama e a sequência foi toda muito rápida. Soou gratuita. Mais eficiente foi a perseguição da polícia pelo serial killer: envolvente e melhor finalizada.

Além das cenas policiais, chamou a atenção a clara presença do demônio que provocará o Apocalipse – encarnado em Sérgio Marone a partir da terceira fase. Por enquanto, ele é apenas uma fumaça negra, nada sutil ("Lost"?), que narrou algumas frases – muitas delas inaudíveis – cabe aqui uma crítica ao áudio.

Foi uma estreia eficiente, dinâmica, apresentando os núcleos centrais sem entrar em maiores detalhes para não confundir o público – afinal são mais de 100 atores no elenco distribuídos em três fases. A trama é promissora, resta saber como será conduzida pela autora Vívian de Oliveira (de "Os Dez Mandamentos"). A princípio, a fumaça que representa o Anticristo remeteu ao teor trash que faz "Os Mutantes" ser lembrada até hoje.

Siga no FacebookTwitterInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier