Direção de "Outro Lado do Paraíso" se esforça, mas nem sempre o texto ajuda
A segunda fase de "O Outro Lado do Paraíso" deu continuidade à saga de Clara (Bianca Bin), agora sedenta por vingança. O autor Walcyr Carrasco trouxe novos personagens. Alguns bem maniqueístas, com perfis e falas mastigadas, carregados no estereótipo pela mão pesada do autor, sem filtro, nuances, meios-termos ou sutilezas.
O melhor exemplo é Fabiana (Fernanda Rodrigues), a neta má de Beatriz (Nathalia Timberg) – que internou a avó em um hospício para ficar com sua fortuna e para quem Clara está trabalhando como doméstica. Fabiana não é má. Ela é muito má. A personagem é herdeira de um passado da Telenovela em que o maniqueísmo imperava sem pudores. Está mais condizente com os países exóticos de épocas remotas das tramas fantasiosas da cubana Glória Magadan do que com a ambientação contemporânea e realista proposta por "O Outro Lado do Paraíso".
Há uma dicotomia entre o texto (Walcyr Carrasco) da novela e a sua direção (Mauro Mendonça Filho). A produção é bonita, atraente aos olhos (fotografia e arte), e tem uma trilha sonora caprichada. A direção tira o melhor do ótimo elenco, exibe algumas tomadas sofisticadas, tem decisões criativas – como manter Beatriz nas lembranças de Clara, ao lado dela nas cenas.
Até é possível perceber sutileza (direção e texto) nas sequências entre a anã Estela (Juliana Caldas) e o lapidador Juvenal (Anderson Di Rizzi) – exemplo de um envolvimento que está sendo bem conduzido.
Porém, nem sempre a direção dá conta do que pede o texto. Além das falas de Fabiana, há os jantares na casa de Nádia (Eliane Giardini) – "Eu não sou racista!" e/ou "Eu não sou preconceituosa!" repetidos ad nauseam -, que, descambando para o humor (involuntário?) ficam além das possibilidades de qualquer "direção criativa". São situações em que o texto contrasta com a direção evidenciando um desnível.
No capítulo dessa segunda-feira (04/12), um personagem soltou: "Menos é mais". Pena que nem sempre o autor leve essa sua fala à risca.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.