Topo

APCA elege Juliana Paes a melhor atriz da TV do ano; veja outros vencedores

Nilson Xavier

11/12/2017 21h25

Juliana Paes, "Sob Pressão" e Tatá Werneck entre os melhores de 2017

Juliana Paes não precisa mais ficar triste por ter perdido o prêmio do Faustão (leia AQUI). A APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte – a elegeu a melhor atriz de 2017 por sua atuação como Bibi Perigosa na novela "A Força Do Querer" e como Zana na minissérie "Dois Irmãos". Em reunião na noite dessa segunda-feira (11/12), a associação escolheu os melhores do ano na Televisão para cada uma de sete categorias. Os vencedores irão receber o Troféu APCA na cerimônia da 61ª edição da premiação, no primeiro semestre de 2018. Veja os demais vencedores.

Novela: "A Força do Querer" (Globo).
Concorreu com "Malhação, Viva a Diferença", "Novo Mundo", "Os Dias Eram Assim" e "Rock Story".

Série/minissérie: "Sob Pressão" (Globo/Conspiração Filmes).
Concorreu com "Dois Irmãos" (Globo), "Filhos da Pátria" (Globo), "3%" (Netflix/Boutique Filmes) e "Um Contra Todos" (Fox Brasil/Conspiração Filmes).

Atriz: Juliana Paes ("Dois Irmãos" e "A Força do Querer").
Concorreu com Carol Duarte ("A Força do Querer"), Elizângela ("A Força do Querer"), Marjorie Estiano ("Sob Pressão") e Paolla Oliveira ("A Força do Querer").

Ator: Júlio Andrade ("Sob Pressão" e "Um Contra Todos").
Concorreu com Daniel de Oliveira ("Os Dias Eram Assim"), Marco Ricca ("Os Dias Eram Assim"), Tonico Pereira ("A Força do Querer") e Tony Ramos ("Vade Retro" e "Tempo de Amar").

Diretor: Luiz Fernando Carvalho ("Dois Irmãos")
Concorreu com Andrucha Waddington e Mini Kerti ("Sob Pressão"), Dennis Carvalho e Maria de Médicis ("Rock Story"), Rogério Gomes e Pedro Vasconcelos ("A Força do Querer") e Vinícius Coimbra ("Novo Mundo").

Programa: "Terra Dois" (Cultura).
Concorreu com "Bipolar Show" (Canal Brasil), "Estúdio I" (GloboNews), "Papo de Segunda" (GNT) e "Profissão Repórter" (Globo).

Apresentador: Tatá Werneck ("Lady Night").
Concorreu com Fábio Porchat ("Programa do Porchat"), Fátima Bernardes ("Encontro com Fátima Bernardes"), Fernanda Lima ("Amor e Sexo" e "Popstar") e Pedro Bial ("Conversa com Bial").

Além de premiar os melhores do ano na Televisão, a APCA também elege os melhores em Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Erudita, Música Popular, Rádio, Teatro e Teatro Infantil.

A APCA originou-se da ABCT, a Associação Brasileira de Críticos de Teatro, criada em 1951. Em 1956, de ABCT passou a ser APCT: Associação Paulista de Críticos de Teatro. Só em 1972, a entidade deixou de premiar apenas o Teatro e estendeu-se a outras áreas artísticas – já como APCA. Portanto, os melhores da Televisão são eleitos desde 1972.

Fotos: divulgação, por suas respectivas emissoras.

Siga no FacebookTwitterInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier