Malhação chegou num patamar que não tem volta, diz autora da nova temporada
A convite da Globo, estive no lançamento da quinta edição da oficina de cocriação Globo Lab (leia abaixo), cujo foco neste ano foi a próxima temporada de Malhação (com estreia prevista para março). Conversei com a autora responsável pela nova Malhação, Patrícia Moretzsohn, e com a diretora artística, Natália Grimberg.
Inspirada na premiada série canadense "30 Vies", "Malhação, Vidas Brasileiras" manterá o ambiente escolar, com ênfase na vida privada dos alunos, porém sem se ater a protagonistas. A cada 10 capítulos (mais ou menos) a trama mergulha na vida de um aluno, fazendo com que cada personagem tenha o seu momento de protagonismo. Caberá à professora Gabriela, vivida por Camila Morgado, essa imersão em um drama em particular. Serão aproximadamente 25 histórias que contarão com 50 participações especiais do elenco da Globo. Malu Mader e Edson Celulari viverão um casal logo no início. Como base para essas tramas, há o arco principal, que envolve o núcleo da professora Gabriela e seus três filhos.
Patrícia Moretzsohn revelou a preocupação em manter o padrão alcançado com a temporada atual, "Malhação, Viva a Diferença", de autoria de Cao Hamburger, um sucesso de público e crítica que atingiu audiências das mais significativas dos últimos anos. A seguir, alguns pontos do bate-papo com a autora.
"Eu diria que o Cao redefiniu o programa e o colocou num outro patamar. Agora é manter o padrão e não retroceder, porque não há mais volta. Estamos num momento em que as famílias estão precisando dialogar, os jovens estão preparados para ouvir, e a gente tem condições técnicas e artísticas de falar. Podemos falar de todos os temas nesse horário. Antigamente fazíamos mais leve não porque não queríamos, mas porque não era possível ir além. A gente conquistou esse espaço. E agora tá vindo redondinho na nossa mão."
"Há a responsabilidade de pegar esse patamar alcançado com "Viva a Diferença" e seguir adiante trazendo olhares novos. Quem fez a Malhação maravilhosamente bem foi o Cao, um trabalho fenomenal. Eu não vou continuar a história dele, mesmo porque é um novo produto, diferente. Mas não posso trair essa herança tão boa que a gente tá pegando. É a responsabilidade de fazer algo mais produtivo que também será deixado como herança para as próximas temporadas."
Sobre o elenco de atores novatos, escalados com base em suas próprias experiências, abordadas na trama:
"Também há a responsabilidade de não decepcionar esse jovens atores. Eles vêm com a expectativa de serem porta-vozes de coisas que eles sofreram e viveram. Todos têm essa consciência de contar uma história que faça com que o público se identifique."
Sobre as abordagens e temas:
"Desde que não agrida ninguém, porque existe esse pacto, esse limite, entre todas as produções (de dramaturgia). E tem que ser relevante. Ninguém mais quer ficar vendo 'bobeirinha'. (…) E não podemos combater o ódio e o preconceito com mais ódio e preconceito. Mas com amor."
O Globo Lab
A TV Globo deu início na segunda-feira (05/02), nos Estúdios Globo, à quinta edição do Globo Lab, com foco na nova temporada de Malhação. Durante três dias, vinte jovens estudantes escolhidos em seis instituições no Rio de Janeiro e São Paulo participaram do laboratório de cocriação promovido pela emissora. O objetivo foi criar roteiros de vídeos para a campanha digital de lançamento de "Malhação, Vidas Brasileiras".
Os jovens são alunos de cursos de comunicação interessados em roteiro. Eles participaram de dinâmicas de criação e assistiram a palestras de profissionais da equipe de Malhação e da área de Comunicação da Globo com informações sobre a nova temporada. Além da oportunidade de participar dos workshops e palestras, os participantes assinaram a coautoria das ideias.
O Globo Lab foi lançado em 2015. Sua primeira edição selecionou uma ideia de websérie para o portal Gshow. A metodologia foi utilizada, ainda, para promover uma imersão de jovens jornalistas no "Profissão Repórter" e para confeccionar os primeiros projetos da plataforma do programa "Lazinho com Você". Em 2017, o Globo Lab deu origem à campanha de lançamento digital de "Viva a Diferença", a atual temporada de Malhação, experiência que se repetiu neste ano com a nova temporada do programa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.