Topo
Blog do Nilson Xavier

Blog do Nilson Xavier

Novela das 9: Carrasco mirou em Nelson Rodrigues e acertou em Sarah Sheeva

Nilson Xavier

2026-02-20T18:22:26

26/02/2018 22h26

Gabriela Mustafá (Melissa) e Arthur Aguiar (Diego) (Foto: reprodução)

Diego não quer transar com a mulher com quem acabou de se casar, Melissa. Ele quer um amor puro. Sexo, Diego cata no bordel. Poderiam ser personagens de Nelson Rodrigues. Mas são da novela "O Outro Lado do Paraíso", em uma cena exibida nesta segunda (26/02).

Uma inspiração em Nelson Rodrigues sempre será bem vinda. Desde que trabalhada em um contexto no mínimo crível. Não dentro de uma novela como "O Outro Lado do Paraíso", onde quase todas as tramas em algum momento já descambaram para o humor involuntário. O máximo que o autor Walcyr Carrasco arranca aqui é o riso forçado. É como usar Nelson Rodrigues ou Tennessee Williams para o "Zorra Total". A referência soa mais como uma homenagem às avessas.

Uma característica forte da novela de Carrasco: todos os personagens agem como se a história se passasse nos anos 1930, 1950. São tipos anacrônicos, com comportamentos e pensamentos fora de nosso tempo. Imagine todas as tramas, sem exceção, com os personagens em figurinos de época. Dá no mesmo! Parece que o autor está trabalhando em uma sinopse pensada para uma novela do horário das seis. Bem até aí, a vingança de Clara lembra muito a história de "Chocolate com Pimenta", novela do autor, de 2003-2004.

Sobre a trama do rapaz que não quer transar com a mulher, o @mordomoeugenio deu a melhor definição: "Carrasco mirou em Nelson Rodrigues e acertou na Sarah Sheeva!".

Siga a coluna no Facebook – Twitter – Instagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.