Topo

O dia em que a Globo usou "Vale Tudo" para prejudicar "Rambo" no SBT

Nilson Xavier

10/02/2019 07h00

O canal Viva exibiu, neste sábado (09/02), o último capítulo da novela "Vale Tudo", sucesso global da década de 80. Mas, por que o desfecho do assassinato de Odete Roitman foi exibido em um sábado se na apresentação original (em janeiro de 1989) caiu em uma sexta-feira (com reprise no sábado)? A explicação tem a ver com uma antiga "treta" entre a Globo e o SBT que envolveu a novela e a exibição do filme "Rambo, Programado para Matar", o primeiro da franquia. Segue a thread!

1. Primeiro, uma breve volta ao tempo. Até a década de 1980 (antes do advento da TV a cabo), as pessoas tinham a possibilidade de assistir a um filme se: 1. fossem ao cinema, 2. alugassem a fita na videolocadora, 3. esperassem a exibição na TV aberta, em faixas de filmes como "Super Cine", "Domingo Maior", "Sessão de Gala", "Corujão", "Cinema em Casa", "Cine Privé", etc.

2. Em 1988, os filmes da série Rambo, com Sylvester Stallone, eram um grande sucesso, porém ainda inéditos na TV brasileira: até a ocasião, "Rambo, Programado para Matar" (1982), "Rambo 2, a Missão" (1985) e "Rambo 3" (1988) ainda não haviam sido exibidos na televisão.

3. O SBT saiu na frente e comprou os direitos de exibição de Rambo 1, enquanto a Globo levou Rambo 2. Na guerra pela audiência, a Globo decidiu que passaria Rambo 2 para bater de frente com Rambo 1 do SBT, já que a possibilidade de uma concorrência direta entre os dois filmes dava vantagem à emissora dos Marinho.

4. Em junho de 1988, o SBT anunciou com alarde a exibição inédita do primeiro filme de Rambo. A Globo não se fez de rogada e programou (e exibiu) Rambo 2, no mesmo dia e horário. Mas Silvio Santos, prevendo uma derrota no confronto com a Globo, desistiu em cima da hora de apresentar o seu filme, adiando a estreia para a sexta-feira da semana seguinte. O dono do Baú foi esperto: a Globo não iria passar Rambo 2 pela segunda vez dentro do espaço de uma semana, pois se o fizesse, perderia em audiência no confronto com o ainda inédito Rambo 1.

Que ano é hoje, Marcaurélio?

5. Na sexta-feira do dia 26/08/1988, chamadas no SBT anunciavam a apresentação de Rambo 1 para as 21h30, após a exibição da novela "Vale Tudo" na concorrente. A Globo não "transa violência", mas o que ela fez foi digno da sabotagem da maionese envenenada por Odete Roitman!

6. Para prejudicar a exibição de Rambo no SBT, a Vênus Platinada levou ao ar naquela noite dois capítulos seguidos de "Vale Tudo", novela que fazia um tremendo sucesso. Passou o capítulo 90 e, na sequência, "coladinho", o capítulo 91, fazendo a novela se estender até as 22h20 (na época, a novela das oito começava, às 20h30).

7. Silvio Santos, para contra-atacar, lançou mão de um plot-twist de novela: decidiu que o filme só começaria após o término dos dois capítulos da trama da Globo. Enquanto ia ao ar o capítulo 91 de "Vale Tudo", o SBT manteve, por 50 minutos, um slide estático na tela com a seguinte frase: "Não se preocupe, quando terminar a novela da Globo você vai ver: Rambo(vídeo abaixo).

8. E de nada adiantou a estratégia da Globo, que mesmo forçando a apresentação tardia de Rambo 1, não impediu que o filme liderasse a audiência, fazendo Silvio Santos vencer no Ibope, naquela noite e horário, os Marinho, Boni e cia.

9. Na exibição recente no canal Viva, os capítulos 90 e 91 foram ao ar como deveriam ser, em dias seguidos. Por isso a novela terminou no sábado, em vez de sexta. A apresentação anterior da novela no Viva, em 2010-2011, foi da mesma maneira, mas a "contagem de capítulos vs. dias de exibição" não batem porque naquela ocasião o Viva não exibia a novela aos sábados.

10. AQUI tem tudo sobre "Vale Tudo": trama, personagens, elenco completo, curiosidades, trilha sonora.

Siga no Facebook – Twitter – Instagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier