Topo

Três talentos de "Verão 90" que merecem ser reconhecidos

Nilson Xavier

25/04/2019 11h20

Dandara Mariana, Ícaro Silva e Gabriel Godoy (foto: Divulgação/TV Globo)

Você pode imaginar para "Verão 90" mil propostas das autoras (Izabel de Oliveira e Paula Amaral) e dos diretores (Jorge Fernando e Marcelo Zambelli): é farsesca, é uma caricatura, é homenagem, é apenas escapismo, é despretensiosa, é "propositalmente ruim, por isso é boa". A novela é trash mesmo! Proposital ou não, isso pouco importa.

A trama é uma bobagem; a direção deixa a desejar; os cenários são qualquer nota – não, os anos 90 não eram assim, mesmo porque a novela já fugiu dos anos 90 faz tempo: é uma metralhadora desgovernada de referências de época que vão do início dos anos 80 até a atualidade.

A Globo, autoras e diretores estão felicíssimos: "Verão 90" não ficará para história como um marco artístico na televisão, mas pelo menos alavancou a audiência do horário das sete. Em 13 semanas no ar, a audiência só sobe e já bate a média de 25 pontos no Ibope da Grande SP, em detrimento das últimas duas produções na faixa (as melhor acabadas "O Tempo Não Para" e "Deus Salve o Rei"), cujas audiências eram menores no mesmo período e só caíram.

Caio Paduan, Jesuíta Barbosa e Gabriel Godoy (foto: reprodução)

Segurar o rojão desse emaranhado não é fácil. Entre atores ruins em cena (não, não é a "proposta" da novela, estão ruins mesmo) e outros que fazem exatamente o que têm de fazer, há pelo menos três jovens que têm não apenas bons papeis em mãos, mas talento e carisma e vão além do que pede o roteiro ou a direção.

Ícaro Silva é um dos melhores atores de sua geração, não é exagero. Desvencilhou-se do Rafa de "Malhação" faz tempo e só cresceu, no teatro e no cinema. Já o vi no teatro, o cara é versátil, canta, dança, faz miséria. O cantor baiano Ticiano de "Verão 90" é seu melhor papel em novelas. Ícaro consegue personificar o carisma do personagem.

Um talento paulistano, Gabriel Godoy imprime uma marca diferente a cada tipo que vive. Versatilidade que fala! Chamou a atenção como o Afeganistão da novela "Alto Astral", foi bem como o mafioso cômico Leonardo Raposo de "Haja Coração" e ainda tem duas séries aclamadas no currículo: "O Negócio" e "Me Chama de Bruna". Galdino, seu personagem, é um dos melhores de "Verão 90".

Dandara Mariana e Ícaro Silva (foto: reprodução)

Galdino só não perde para o furacão Dandara Mariana. Quem a viu em "A Força do Querer", como a avoada Marilda, fazendo escada para Ísis Valverde, não podia imaginar que por trás de toda essa beleza houvesse ainda carisma e tanta malemolência. A professora de lambada de "Verão 90" já teve até cenas dramáticas muito boas. É gostoso vê-la na novela.

Comente abaixo quem você acha que também está ótimo na novela. Pense que o ator precisa ser carismático. Não basta ter um bom personagem, tem de ir além dele, imprimir uma marca, personalidade, fazer mais do que pede o texto. E olha que o texto de "Verão 90" nem exige muito…

Leia também: Chico Barney, "Verão 90 inova ao evitar qualquer resquício de originalidade".

Siga no Facebook – Twitter – Instagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier