Topo

Chico Barney

A Fazenda 2019: Toma, Bebezão! Regras fluidas deixam reality mais divertido

"Bebezão" é o apelido de Luquinha Orgastic - Reprodução/Montagem
'Bebezão' é o apelido de Luquinha Orgastic Imagem: Reprodução/Montagem

08/10/2019 13h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Tem quem assista aos reality shows para se divertir, como excelente fonte de entretenimento rasteiro que costumam ser. Outro nicho do público prefere prestigiá-los com o único intuito de passar raiva, enquanto elegem seus preferidos e passam o resto do tempo brigando na internet.

Para o primeiro grupo, observar os esforços da produção de A Fazenda para manter o programa com altos potenciais de alegria é uma delícia. Já a outra turma, inevitavelmente, sempre vai achar algum problema para reclamar de injustiças ou assimetrias.

O reality rural tem em seu formato uma ótima alavanca para ajustes narrativos, o poder do lampião. Trata-se de um papiro misterioso que visa colocar "fogo no feno", para usar o termo favorito do apresentador Marcos Mion.

No episódio de ontem, a artimanha permitiu que Andréa Nóbrega, um dos mais reluzentes destaques da temporada, fosse retirada da berlinda por sua amiga Bifão. Não faltou gente para reclamar no Twitter e outras redes sociais. Alheia a tudo isso, a ex-Mulheres Ricas mandou a real para o fazendeiro da semana, Luquinha Orgastic, que havia mandado Nóbrega para a roça: "Toma, Bebezão!", berrou, em um dos melhores momentos até aqui.

O grupo liderado por Tati havia feito uma estratégia perfeita para atrapalhar os adversários. Em maior número e com as prerrogativas do fazendeiro, tinha conseguido formar a roça do jeito que queria. Mas os poderes dos papiros deram um jeito de chacoalhar as certezas da racionalidade.

É esse constante clima de instabilidade que faz da Fazenda um programa fascinante. Além do bom gosto da direção para selecionar os participantes, também há uma indiscutível boa vontade para conduzir o programa da maneira mais divertida possível.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.