Topo

Chico Barney

Faustão deveria se inspirar no Instagram e manter Domingão sem reprises

CHROMA KEY: Faustão gravou trechos inéditos para o programa mais recente - reprodução/Globo
CHROMA KEY: Faustão gravou trechos inéditos para o programa mais recente Imagem: reprodução/Globo

Colunista do UOL

25/03/2020 21h02

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Foi com muita tristeza que fiquei sabendo dos planos da Globo de exibir reprises do Domingão do Faustão até a pandemia passar. É evidente que todas as medidas necessárias para manter apresentador, bailarinas e equipe em segurança são fundamentais. Mas será que não tinha outra solução?

Estamos falando do melhor e mais importante apresentador da televisão brasileira. É muito justo que Faustão usufrua de todos os mais sofisticados artifícios de produção para levar sua arte até o público. Mas a verdade é uma só: ele não precisa de nada daquilo.

A situação crítica que estamos enfrentando inspira cuidados, mas também deve incentivar uma aproximação das emissoras a formatos campeões da internet. Se o amigo leitor abrir o Instagram agora, provavelmente será impactado por dezenas de transmissões ao vivo de celebridades interagindo entre si, ensinando alguma coisa ou estimulando bons hábitos durante a quarentena.

O jornalismo televisivo está bem avançado neste quesito. Falta a iniciativa chegar ao entretenimento.

Faustão poderia tranquilamente produzir conteúdo de qualidade utilizando apenas um celular e banda larga de internet. Além disso, com a agenda de contatos que ostenta, tenho certeza que conseguiria convidados que fariam inveja à programação improvisada das redes sociais.

Claro que os formatos consagrados do Domingão são ótimos, mas quem realmente faz a diferença é o apresentador. Mesmo em uma estrutura mais intimista, seria ótimo acompanhá-lo em aventuras inéditas, transmitindo diretamente do aconchego do lar e com amigos pelo telefone, nesses tempos turbulentos.

UOL VÊ TV ESTÁ DE VOLTA

Falei sobre isso na mais recente edição do podcast UOL Vê TV, cuja produção foi retomada justamente dentro do esquema sugerido para Faustão. Mauricio Stycer, Débora Miranda, Flávio Ricco e eu continuamos impossibilitados de nos encontrar no estúdio, mas batemos um papo, cada um na sua casa, a respeito de tudo o que está aconteceu na televisão esta semana. Prestigie!

Voltamos a qualquer momento com novas informações.