Topo

Chico Barney

Retrospectiva do É o Tchan exalta relevância cultural do Domigão do Faustão

A gente era feliz e sabia: Fausto Silva entrevista Scheila Carvalho em 1997 - Reprodução/Globoplay
A gente era feliz e sabia: Fausto Silva entrevista Scheila Carvalho em 1997 Imagem: Reprodução/Globoplay

Colunista do UOL

19/04/2020 18h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Sem condições de gravar programas integralmente inéditos por conta do isolamento social, medida que visa diminuir a disseminação do coronavírus na população, o Domingão do Faustão está produzindo um conteúdo cada vez mais sofisticado a partir de seu vasto arquivo.

São 31 anos de irrepreensíveis bons serviços prestados à cultura nacional. Não apenas no sentido estrito, mas no sentido lato. Tudo o que foi relevante e popular ao longo das últimas três décadas teve espaço no palco do Faustão.

Uma amostra foi dada na reluzente retrospectiva da trajetória do conjunto musical É o Tchan, outrora conhecido como Gera Samba. Toda a história do grupo pode ser contada por intermédio de trechos do Domingão.

Durante o auge da carreira, na segunda metade dos anos 90, venderam milhões de cópias, catapultaram seus integrantes para um longevo sucesso na mídia e também ditaram moda.

As fases mais importantes da banda não foram apenas registradas pelo Domingão, mas também são partes constituintes de sua história. Os concursos para eleger a nova dançarina morena, em 1997, e a nova dançarina loira, em 1998, foram mediadas por Faustão e o resultado veio a partir de feedbacks da audiência do programa.

Ou seja, Scheila Carvalho e Sheila Mello, cidadãs de luminosa sina, possuem no dominical da Globo uma pedra fundamental para suas vidas de celebridade.

Foi muito interessante rever alguns highlights do É o Tchan no Domingão desta semana. Como era bom viver em uma sheilacracia

Também é importante comemorar o aumento de aparições do Faustão diretamente de casa, costurando muito bem o material de arquivo. A história da cultura popular nacional recebe tratamento luxuoso graças ao esmero da produção.

Que o fundamental trabalho continue evoluindo no decorrer deste período complicado para a sociedade. Precisaremos desse alento.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.