Topo

Chico Barney

Cinco famosos importantes com ainda menos seguidores que Hadson do BBB 20

Hadson após eliminação no BBB 20 - Pordução/TV Globo
Hadson após eliminação no BBB 20 Imagem: Pordução/TV Globo

Colunista do UOL

14/05/2020 16h36

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Sou da penúltima geração que cresceu em um mundo sem redes sociais. A maior preocupação da turma na minha época no colégio se restringia ao universo tangível dos colegas de classe, da vizinhança e da família.

Já faz um tempo que todos crescem com o peso da busca por relevância na internet. A paranoia por seguidores é uma questão que se impõe na sociedade como um todo, a ponto do Instagram desistir de exibir os números de engajamento das pessoas publicamente, com a justificativa de que isso estava gerando muita ansiedade.

É evidente que os artistas e as celebridades também são vítimas dessa constante cobrança por resultados. A matemática costuma ser simples: quanto mais seguidores, mais influência. Apesar da frieza dos números, isso nem sempre é uma verdade absoluta.

Qual o real valor de milhares ou milhões de novos fãs que alguém atrai por intermédio de algo como o BBB? Falo com propriedade: boa parte dos meus gatos-pingados nas redes sociais foi conquistada graças à cobertura que empreendo do programa. Com o sucesso de repercussão da temporada mais recente, quase dobrei de tamanho.

Mas esse volume não quer dizer tanta coisa. O que importa mesmo é a capacidade de mobilização. E aí tanto faz o tamanho do agrupamento, o que faz diferença é o engajamento dos envolvidos.

Tento tangibilizar melhor essa perspectiva com exemplos práticos. Hadson Nery, o ex-BBB conhecido como Hadbala, se tornou uma espécie de benchmark negativo de popularidade na internet.

Ostenta 303 mil seguidores no Instagram, uma ínfima parte do séquito reunido por Rafa Kalimann ou Manu Gavassi, com 15 milhões cada uma. Mas é muito mais que alguns importantes nomes do showbiz nacional, conforme o amigo leitor poderá prestigiar abaixo.

NIZAN GUANAES

NIZAN GUANAES - Greg Salibian/Folhapress - Greg Salibian/Folhapress
Imagem: Greg Salibian/Folhapress

São apenas 32 mil seguidores, praticamente 10% da base de fãs do Hadbala. Mas e daí? O perfil é apenas um meio para que o decano publicitário e embaixador da Unesco, não um fim em si. Construção de reputação é a respeito de quem, não quantos. Nas entrevistas ao vivo que apresenta todo domingo, já recebeu Rodrigo Maia naquele domingo em que Brasília fervia, a cantora Anitta, o governador João Dória e, bom, só no lineup dessa semana estão previstas as presenças de Paula Lavigne, Angélica e a ministra Carmen Lúcia do STF.

TERESA CRISTINA

TERESA CRISTINA - Marcelo Tabach - Marcelo Tabach
Imagem: Marcelo Tabach

A cantora e compositora está fazendo um trabalho consistente no Instagram durante a quarentena: são lives todas as noites, muitas vezes se estendendo pela madrugada, cantando lindas canções em encontros temáticos, muitas vezes aleatórios, com outros artistas. Um verdadeiro desbunde para as almas mais sensíveis. Não por acaso, o evento está chamando atenção de cadernos culturais e núcleos de efervescência sob confinamento. Até Caetano Veloso já deu uma palinha no perfil cuja plateia atualmente possui 157 mil seguidores.

FERNANDA TORRES

FERNANDA TORRES - Estevam Avellar/Globo - Estevam Avellar/Globo
Imagem: Estevam Avellar/Globo

Trata-se de uma das mais importantes atrizes de sua geração, filha da maior de todas, e também se revelou uma voz eloquente da nossa literatura. Seu livro mais recente, A Glória e seu Cortejo de Horrores, é simplesmente fascinante. Intelectual demais para as massas? Pois estamos falando da protagonista de Os Normais, provavelmente a obra audiovisual brasileira mais influente deste século. A eterna Vani, que despertou Fabio Porchat para o humor, tem 128 mil seguidores.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO - HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO CONTEÚDO - HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO CONTEÚDO

O ex-presidente que governou o Brasil por dois mandatos, entre 1995 e 2003, possui bucólicos 250 mil seguidores no Twitter, algo equivalente a população de Indaiatuba (SP). Independentemente de apreciar ou não seu legado, fato é que FHC foi e continua sendo um respeitado político. Mesmo sem um fandom gigantesco, é constantemente acionado pela imprensa para elocubrar a respeito da situação do país e do mundo, sempre com muita reverência. Mais uma reafirmação da importância da qualidade em vez da quantidade.

MARIA MELILO

MARIA MELILO - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

A mulher que venceu o BBB 11 conta com humildes 175 mil seguidores no Instagram. Foi ela quem inaugurou a década de hegemonia feminina no reality show da Globo, período em que apenas 2 caras venceram. E isso antes do formato ser depredado por fã-clubes, quando o que mais interessava ainda era a jornada dentro da casa.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.