PUBLICIDADE
Topo

Coluna

Chico Barney


Você já fumou um "narga"? O Fantástico explicou o que é

A repórter Ianara Garcia mostrou que jovens estão desrespeitando o isolamento social - Reprodução/G1
A repórter Ianara Garcia mostrou que jovens estão desrespeitando o isolamento social Imagem: Reprodução/G1
Chico Barney

Chico Barney

Entusiasta e divulgador da cultura muito popular. Escreve sobre os intrigantes fenômenos da TV e da internet desde 2002.

Colunista do UOL

01/06/2020 02h50

O dialeto todo particular utilizado pelos jovens muitas vezes se apresenta como um desafio para o jornalismo. Para contextualizar certas notícias, sobretudo quando prints ou áudios ajudam a contar uma história, é necessário explicar termos curiosos.

O Fantástico do último domingo exibiu uma importante reportagem a respeito das festinhas clandestinas que estão acontecendo pelo Brasil, desrespeitando as regras de isolamento social.

A repórter Ianara Garcia leu uma conversa entre os irresponsáveis organizadores de um dos rega-bofes. "As meninas que tiverem 'narga' podem levar", dizia a mensagem.

Muitos pais e mães devem ter levantado a sobrancelha quando ouviram a palavra. Mas o mistério logo foi desvendado pela matéria.

"O 'narga' é o narguilé, um cachimbo muito popular entre os jovens para fumo compartilhado. Nas festas, a mangueira por onde passa a fumaça vai de boca em boca, o que aumenta o risco de contágio do novo coronavírus."

narguilé, mulher fumando, tabaco - iStock - iStock
Seja no cigarro, seja no narguilé, a inalação da fumaça derivada da queima do tabaco aumenta o risco de doenças respiratórias, cardíacas e até câncer
Imagem: iStock

Segundo consta, o narguilé veio do oriente e faz a cabeça dos cidadãos há centenas de anos. Hoje há pulsante um mercado que gira em torno das variedades de tabacos aromatizados, desde sabores como Kiwi até achocolatados.

Se tem quem considere razoável ir para a balada durante uma pandemia, por qual motivo não existiriam os fumantes de Toddynho? Já desisti de me surpreender.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Chico Barney