Topo

Chico Barney

Acabou! O Masterchef como conhecíamos não existe mais

Ana Paula Padrão é a apresentadora do Masterchef: nova fase - Reprodução
Ana Paula Padrão é a apresentadora do Masterchef: nova fase Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

15/07/2020 14h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ao longo dos últimos 7 anos, parcela considerável da sociedade brasileira se acostumou a acompanhar as dores e delícias do Masterchef, competição culinária transmitida pela Band.

Foram muitas edições ao longo do período. E diferentes modalidades. Cozinheiros amadores, competidores profissionais, crianças performáticas e até mesmo uma temporada com ex-participantes.

Junto com o sucesso, o excesso. Temporadas enormes, mais que uma versão do programa por ano. A atração caminhava rumo à exaustão completa.

Por conta da pandemia, o Masterchef 2020 teve seu início adiado. E a estreia ocorreu só agora, na terça-feira, com um formato totalmente novo.

O programa como conhecíamos não existe mais. Em vez das longas narrativas dos anos anteriores, episódios autocontidos. As histórias começam, se desenvolvem e acabam no decorrer das 2 horas de exibição.

Bom, desenvolver talvez seja um exagero. A julgar pelo primeiro episódio, a aposta é em gags mais rápidas, calcadas nos momentos de satisfação do público com os tradicionais esculachos que os jurados empreendem para cima dos participantes mais relapsos.

Pode parecer pouco, mas é uma radicalização do formato. Não existe mais a conexão de longo prazo com cada trajetória, apenas os efeitos mais imediatos e catárticos, como em uma disputa de pênaltis de times que você não torce.

Uma das trucagens que os participantes adoram mostrar que sabem fazer é a redução. Trata-se do processo de concentração de sabores de um caldo ou molho.

Pois esta redução de Masterchef evidencia aquilo que o programa tem de melhor: personagens pitorescos, presepadas na cozinha e todo o carisma de Paola, Fogaça e Jacquin.

UOL VÊ TV

O glorioso Otaviano Costa, que estreia programa no UOL nesta quinta-feira, participou do nosso episódio mais recente. Ao lado de Mauricio Stycer, Débora Miranda e este que vos escreve, falou sobre o futuro da TV, transmissão de futebol e enroscos da CNN. Prestigie, caro leitor. Ficou simplesmente um luxo.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.