Topo

Chico Barney

Narrador clubista da FluTV vai fazer falta na transmissão do SBT

Anderson Cardoso, narrador da FluTV - Reprodução/YouTube
Anderson Cardoso, narrador da FluTV Imagem: Reprodução/YouTube

Colunista do UOL

15/07/2020 17h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A partida entre Flamengo e Fluminense decidindo a final do campeonato carioca deste bizarro ano de 2020 acontecerá logo mais, a partir das 21 horas, na tela do SBT. No comando da cobertura, o excelente e experiente Téo José, emprestado pela Fox Sports.

Todo o imbróglio envolvendo a rescisão do contrato de transmissão pela Globo e a possibilidade do mandante negociar a distribuição do jogo com quem quiser acabou acelerando vários processos muito interessantes para o futebol brasileiro.

Minha parte favorita é a ascensão do Narrador Clubista. Uma figura óbvia e ao mesmo tempo surpreendente, que veio para ficar. Uma vez que os times podem exibir os jogos em suas plataformas proprietárias, por qual motivo deveríamos esperar a isenção das equipes responsáveis pela cobertura?

A FluTV apontou para essa tendência na semana passada. Durante o primeiro tempo, o narrador Anderson Cardoso sequer citou o nome dos jogadores flamenguistas. Muitos reclamaram, mas é questão de costume.

Em ótima entrevista à repórter Fernanda Teixeira do Lance!, Cardoso desenhou o modus operandi. "Não se adota mais a imparcialidade, mas sim a parcialidade firme e forte. Recebi críticas por não falar o nome dos jogadores do Flamengo, mas achei legal porque, já que a intenção é agradar o torcedor do Fluminense, o outro torcedor tem que estar mesmo um pouco espezinhado."

Toda a paixão envolvendo um time de futebol é extremamente polarizadora. Falando para iguais, é evidente que a bolha poderá ser regida de maneira totalmente enviesada. Caso haja o mínimo de bom senso e senso de humor, personagens icônicos devem surgir nos próximos anos.

Além do SBT, quem também transmite o jogo pela internet é a FlaTV —que adotou uma postura mais sóbria quando teve a oportunidade.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.