Topo

Chico Barney

Globo insiste no erro e deixa elenco de Vale Tudo com cara de bolacha

Trakinas Feelings - Reprodução/Globoplay
Trakinas Feelings Imagem: Reprodução/Globoplay

Colunista do UOL

20/07/2020 21h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O amigo leitor provavelmente notou que Regina Duarte está um pouco diferente. Não estou falando das entrevistas e declarações no curto período em que integrou o governo Bolsonaro, mas da imagem que abre esta coluna.

Trata-se de um excerto da novela Vale Tudo, recente inclusão ao acervo da plataforma de streaming da Globo. Parece que o Globoplay está repetindo a prática já famosa no canal Viva, especializado em reprises: imagens esticadas para caber no design dos televisores modernos.

Para quem não sabe, até a tecnologia de alta definição se popularizar há pouco mais de uma década, as emissoras transmitiam suas produções em um formato mais quadrado. Televisão retangular era coisa de gente doida —nem os Jetsons previam algo assim.

Eis que a emissora decidiu fazer caber no novo layout na base da marretada. Esticou dali, puxou daqui e partiu para as cabeças. No meio do processo, as feições de Adônis dos galãs de outrora se tornaram levemente disformes para as novas gerações.

Ficou todo mundo com cara de bolacha. Ou biscoito, dependendo de onde o amigo leitor estiver conectado.

Uma solução recorrente no universo do audiovisual é simplesmente deixar as faixas laterais sem conteúdo, ou com uma borda simpática —como faz a Band na exibição das séries japonesas antigas nos domingos pela manhã.

Quem diria que Jiraiya, o Incrível Ninja, teria algo a ensinar para a Globo nessa altura do campeonato. Pelo menos a opção de ver no formato original deveria ser uma possibilidade na plataforma. Enquanto isso não acontece, é melhor se arriscar apenas nos clássicos mais recentes.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.