Topo

Chico Barney

Sem assunto, Globo apela para encontro jamais ocorrido entre Senna e Guga

Guga Kuerten foi destaque no Esporte Espetacular deste domingo - Reprodução/Globoplay
Guga Kuerten foi destaque no Esporte Espetacular deste domingo Imagem: Reprodução/Globoplay

Colunista do UOL

26/07/2020 13h46

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ainda que alguns campeonatos já estejam acontecendo no Brasil e no mundo, o noticiário esportivo continua sofrendo com a escassez de pautas. Só isso pode justificar a forçada de barra promovida pelo Esporte Espetacular deste domingo.

O programa dedicou mais de 10 minutos para narrar "a história do encontro que nunca aconteceu" entre o tenista Gustavo Kuerten e o piloto Ayrton Senna. Com forte tom emotivo, a reportagem tentou aproximar as duas estrelas solitárias de seus esportes na qualidade de heróis nacionais.

"Foi por pouco, viu? Eles tinham um encontro marcado no dia 3 de maio de 1994. Mas esse encontro nunca aconteceu", anunciou o apresentador Lucas Gutierrez.

"Guga pela primeira vez na TV fala sobre o que teria acontecido. É a história de um sonhado encontro que nunca aconteceu", explicou a repórter Carol Barcellos.

O tenista estava na Europa para sua primeira disputa profissional, aos 18 anos. Triangulado por um conhecido em comum, o aguardado meet & greet com Senna foi frustrado por conta dos desdobramentos trágicos da corrida daquele 1º de maio.

Ator cabeludo demonstra a emoção de Guga ao interagir com o capacete de Senna - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Ator cabeludo demonstra a emoção de Guga ao interagir com o capacete de Senna
Imagem: Reprodução/Globoplay

Até mesmo Galvão Bueno, sentado em cima do seu carro da Fórmula 1, foi escalado para imaginar como seria o rendez vous entre craques.

Para ilustrar, contou um episódio em que Senna pediu para apresentá-lo ao tenista Björn Borg, que também se revelou um grande entusiasta do trabalho do piloto. "Acho que teria sido assim o encontro. Duas pessoas geniais! Um ídolo do outro. Um fã do outro."

É admirável observar a quantidade de pessoas e horas envolvidas para trazer com tanto esmero uma quase história. A mistura de jornalismo com ficção especulativa pode despontar como uma importante tendência para o futuro.

De qualquer forma, Kuerten parece acreditar que possui uma conexão extraordinária com Senna. Quando questionado se havia pensado no que diria para o tricampeão, abriu aquele sorriso tão popular. "É provável que eu tenha falado algumas vezes com ele já. Tem muito da presença dele. Muito mesmo."

Voltamos a qualquer momento com novas informações.