Topo

Chico Barney

Sucesso de Manu Gavassi no BBB não melhorou o nível do elenco de A Fazenda

Manu fez a diferença no BBB 20 - Reprodução/Globoplay
Manu fez a diferença no BBB 20 Imagem: Reprodução/Globoplay

Colunista do UOL

21/08/2020 09h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A edição de número 20 do BBB foi um acontecimento cultural extraordinário. Muito desse sucesso pode ser colocado na conta da luminosa presença de Manu Gavassi no reality show. Graças a ela, o formato recebeu uma audiência qualificada e se tornou assunto em lugares em que há muitos anos já não era.

Estou acusando aqui de ter sido este o único fator para a performance de filme blockbuster? Claro que não. Nem eu, tão acostumado com a demagogia, seria capaz de tanto exagero. Mas não há espaço para duvidar da importância da cantora e atriz para o evento —sem entrar aqui qualquer juízo de valor a respeito da trajetória dela lá dentro.

Os quase famosos que fizeram parte do elenco deste ano conseguiram um formidável feito: estão se livrando da marca de ex-BBBs e reconstruindo as próprias carreiras de maneira sólida.

Babu Santana é a alegria do mercado publicitário, com várias campanhas no ar ao mesmo tempo. Rafa Kalimann virou aposta da Globo. E Manu Gavassi saiu do nicho para se tornar uma artista das multidões, com uma inteligente sequência de factoides para se manter na boca do povo.

Com um cenário tão alvissareiro, imaginei que A Fazenda teria bala na agulha para contratar o melhor elenco de todos os tempos do ponto de vista de relevância pregressa. Pois parece que me enganei.

A lista ainda não é oficial, mas dificilmente colunistas bem informados como Fefito e Léo Dias erram. Mesmo eu, que jamais fiz uma apuração jornalística em todos os meus anos nessa indústria fundamental, pude confirmar pelo menos 3 nomes sem muito esforço. Desta feita, parece que a Record repetiu o mesmo molde mestre que usou em temporadas anteriores.

Tem a funkeira sem expressão, os brigões da MTV, a ex-miss, a cambada egressa do Pânico... Fefito identificou até uma nova categoria, a ex-namorada do Latino.

Ou seja, o retumbante sucesso dos artistas que tiveram a vida transformada pelo BBB 20, não foi suficiente para elevar o nível dos participantes de A Fazenda para um novo padrão. Se isso é uma boa ou uma má notícia, apenas o tempo poderá responder.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.