Topo

Chico Barney

Monique Alfradique elege a melhor pamonha do país

Monique Alfradique comemora recebimento de pamonha - Reprodução/Instagram
Monique Alfradique comemora recebimento de pamonha Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

27/08/2020 21h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A pamonha é um quitute tipicamente brasileiro. Faz parte da nossa cultura popular.

O termo tem origem no tupi e significa 'pegajoso', por conta da textura da saborosa mistura de milho verde ralado com leite, sal, manteiga, canela e erva-doce, normalmente cozidas na casca do próprio milho ou em folha de bananeira. Importante frisar que também há variações doces para a receita.

A cidade de Piracicaba, no interior do estado de São Paulo, é muito conhecida pela excelência na feitura do alimento. Desde a década de 1960 é uma sólida referência para os entusiastas da pamonha.

Mas a atriz Monique Alfradique, definitiva como Yohana em A Dona do Pedaço e atualmente no ar com Fina Estampa, prefere a produção da capital de Goiás.

"Pausa no trabalho pra matar a saudade da melhor pamonha do Brasil: a de Goiânia! Quem já teve o PRAZER de experimentar? Eu amo e @rapha_eduardo sabendo disso me deu logo uma caixa pra levar pro Rio! Obrigada, amigo", escreveu em seu Instagram.

A iguaria é um dos orgulhos da cidade, com adição de elementos subversivos como pequi, jiló, cheiro verde, carne seca frango frito. Por mim, tudo bem.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.