Topo

Histórico

Fefito

Leo Dias, sobre Carnaval da RedeTV!: 'Dudu Camargo queria holofote'

O colunista do UOL Leo Dias no CarnaUOL 2020 - Iwi Onodera/UOL
O colunista do UOL Leo Dias no CarnaUOL 2020 Imagem: Iwi Onodera/UOL

Colunista do UOL

02/03/2020 10h44

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Para jornalista, emissora atraiu patrocinadores com Carnaval sem baixaria
  • Leo afirma que no ano que vem quer mais profissionais negros na transmissão
  • Colunista se posiciona sobre Dudu Camargo e também a briga entre Simony e Flávia Noronha

Neste ano, o Carnaval da RedeTV! foi ao ar diferente. Com supervisão de Leo Dias, a transmissão da folia pela emissora deixou para trás episódios como o da modelo pintada de verde e parou de investir em nudez e polêmicas. Ainda assim, a cobertura não passou batida, uma vez que acabou exibindo uma interação para lá de esquisita entre Dudu Camargo e Simony e também motivou uma disputa nos bastidores entre a cantora e Flávia Noronha. A coluna decidiu, então, ouvir de Leo Dias como ele avalia esse primeiro ano de mudança e avisa um de seus planos: aumentar o número de profissionais negros na emissora. E ele não fugiu das perguntas. Veja a seguir.

Como você avalia a cobertura de Carnaval da RedeTV! deste ano? Não ter "baixaria" era mesmo uma preocupação?
Foi tudo muito difícil, sabe. A gente teve muito pouco tempo para trabalhar. Se eu estiver na RedeTV! no ano que vem, quero começar a trabalhar nisso em outubro. O tempo que a gente teve disponível não foi suficiente. Essas pessoas que eu consegui convocar para trabalhar no Carnaval estavam lá por mim e só por mim. Eu implorei, pedi muito a elas para estarem lá, me ajudando. Todas elas, Simony, Gretchen, Lorena Improtta, Thiago Pasqualotto, David Brazil, Gracyanne Barbosa, foram um pedido pessoal meu. E eu expliquei a todo mundo que esse é o novo projeto da RedeTV!. Tive uma reunião com a equipe, desde os câmeras aos repórteres, e expliquei isso: o mundo é outro, o mundo mudou. A mulher não pode mais ser tratada como um objeto, um corpo, como algo vendável. A gente tem que respeitar o desejo dela de querer mostrar-se ou não. Se ele quiser dar voltinha, ela vai dar a voltinha, mas não será o repórter ou o câmera que farão isso. Cheguei a falar para eles: "lembrem-se que suas mulheres e suas filhas estarão vendo o trabalho de vocês em casa, hein? O tempo mudou". Na verdade, a gente quis proteger a todos, que poderia ser até denunciados por assédio. Foi um ano com menos bunda e peito? Foi. Eu acho que poderia ter tido mais, mas acho natural esse medo nesse primeiro momento. Eu precisava que as pessoas notassem uma mudança. E acho que elas notaram.

Essa guinada de comportamento se refletiu em audiência?
A gente não tem os números consolidados ainda, mas desde o início falei que essa não era minha preocupação. Minha preocupação maior sempre foi mudar a imagem do "Bastidores de Carnaval". Foi esse o pedido do conselho da RedeTV!. Audiência é consequência. Importante frisar que, no começo de tudo, a gente tinha um patrocinador. Depois que fomos anunciando os nomes, a gente chegou a quatro patrocinadores, graças a essa postura.

Você trouxe novos rostos para a RedeTV!. Acha que houve mal estar por parte dos apresentadores?
Acho que houve. As pessoas estão com medo de perder seus postos e isso não existe, sabe? Tem lugar para tudo mundo na televisão. O "TV Fama" vai mudar, a Flávia vai continuar, mas vão ter novos rostos no programa. O "TV Fama" não vai ser só o Nelson e a Flávia. O "TV Fama" vai ser vários rostos, mas também vai ser Nelson e Flávia. As pessoas têm que entender que só vai chegar gente para agregar e somar. Ninguém vai tomar o lugar de ninguém.

Como avalia o incidente entre Simony e Dudu Camargo? Houve repercussões nos bastidores? Ele virou persona non grata no "TV Fama"?
Olha, essa é uma questão muito delicada, que vem de antes de eu entrar na RedeTV!. Não posso falar da relação do Dudu Camargo com a RedeTV! porque houve incidentes anteriores. O que eu sei é que o Dudu saiu de casa disposto a aparecer nos bastidores, entrou no hotel do Anhembi e depois chegou na Banheira do Gugu antes do Nelson Rubens. Ele estava disposto a ser o centro das atenções. Ele queria causar, queria um holofote. E a gente percebeu isso desde início. O que disse sobre isso? Não sei.

E a rixa entre Simony e Flávia Noronha? Quem tem razão nessa história? Quem fala mais, quem fala menos, quem fica no estúdio ou quem abandona?
É difícil falar isso aqui, mas a Simony era convidada, né? A gente tem que tratar bem os convidados que a gente recebe em nossa casa. Ninguém está ali para tirar o lugar de ninguém, repito. Eu preciso ver de novo os vídeos para avaliar melhor, mas eu adoro a Flávia, ela é muito competente, é a cara do Carnaval da RedeTV!, mas a Simony estava ali para agregar. Também acho que a Simony deveria ter se imposto e dito "Olha, eu preciso falar!". Só lamento tudo. Eu acho que faltou alguém para coordenar melhor isso e dizer "Ô, Flávia, deixa a Simony falar". Faltou alguém falar isso no ponto dela e isso não foi feito.

É um plano rejuvenescer o "TV Fama" a longo prazo com novos rostos?
Acho que agora, com o fim do Carnaval, vou me dedicar exclusivamente ao "TV Fama" e muita coisa vai acontecer. Eu quero muito que o Thiago Pasqualotto participe do programa. Ele foi o grande acerto desse Carnaval para a gente. Gostei muito da Gracyanne Barbosa e da Lorena Improtta. O desempenho das duas foi surpreendente. A Gracyanne é uma pessoa que está pronta para o ao vivo. Eu não posso falar o que quero fazer com elas, porque nem sei se isso vai dar certo, mas acho que essa nova relação da RedeTV! com a Lorena pode dar grandes frutos. E não estou falando do "TV Fama", não, viu? Acho que, se a RedeTV! for esperta, ela pega a Lorena para ela.

Já pensou em mudanças para o Carnaval do ano que vem?
Já pensei em muitas! A primeira mudança para o ano que vem é tirar aquele cenário horroroso, aquele chroma key horroroso! Quero cenário real! Eu penso em tentar melhorar a qualidade dos links. Gostei bastante dos repórteres, mas penso em aumentar também os lugares de cobertura, aumentar para Salvador, a gente precisa mostrar mais o Nordeste e também em diferentes pontos da cidade, em Carnaval de rua, série B. Mostrar o Carnaval que não é mostrada na televisão. O Carnaval da RedeTV! tem tudo para crescer muito. E, agora as pessoas sabem que não é um Carnaval baixaria, que é para a família assistir, que não é monótono. Porque desculpa, o Carnaval de Globo, Band e SBT é monótono, dá sono assistir. Se vocês estiver insônia, meu amor, assiste, que você dorme na hora. Na RedeTV! não é assim. Também acho que deveria começar um pouco mais cedo e não às 23h. E eu quero mais negros, essa é uma exigência minha, é meu projeto para o ano que vem. O Carnaval é a festa da raça negra, festa de origem negra. Faltam negros na RedeTV!.