Topo

Histórico

Fefito

Novo episódio de 'Tiger King' responde questões, mas não tem protagonistas

Joe Exotic, astro de "Tiger King", em cena do documentário da Netflix - Divulgação/IMDb
Joe Exotic, astro de 'Tiger King', em cena do documentário da Netflix Imagem: Divulgação/IMDb

Colunista do UOL

12/04/2020 16h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Fenômeno mundial, série documental chegou a ser citada pelo presidente americano em entrevista coletiva
  • Netflix produziu um episódio extra com entrevistas com alguns dos personagens
  • Apesar de divertido, novo episódio não tem presença dos três protagonistas da história

Fenômeno mundial, "A Máfia dos Tigres" mobilizou celebridades como Kim Kardashian e foi citada até mesmo em entrevista coletiva pelo presidente americano Donald Trump. No Brasil, a série documental virou uma das apostas mais indicadas para maratonar em tempo de isolamento social. Tão grande foi a repercussão que a Netflix decidiu colocar no ar um episódio extra mostrando como a vida de muitos dos personagens envolvidos mudou após a produção.

Apesar de válida, a estratégia falha por um simples motivo: não há a presença dos protagonistas da história. Preso, Joe Exotic, que chegou a responder perguntas em vídeo para as redes sociais da plataforma de streaming, não está presente no especial, assim como Doc Antle, dono de zoológico e metido a guru, e Carole Baskin, defensora dos direitos dos animais e alvo de rumores de que teria matado o próprio marido. Desde que a série foi disponibilizada, ambos criticaram a produção. Carole chegou a afirmar que se sentiu enganada, por achar que estava dando depoimentos para um documentário sobre maus tratos a animais. Outra ausência sentida é a de Dillon Passage, atual marido de Exotic.

Mesmo sem as estrelas da série, "Tiger King and I", especial comandado por Joel McHale, tem sua graça e põe pingos nos is de algumas questões por meio de entrevistas virtuais, já que a pandemia não permite produção com muitas pessoas. Sócio de Joe Exotic e "vilão" da trama, Jeff Lowe explica que a antena apontada como instrumento de espionagem encontrada no zoológico era na verdade uma antena de rádio. Rick Kirkham, jornalista que produzia os programas para a internet do parque, afirma que viu Joe matar a sangue frio um cavalo doado para envelhecer em seu parque e transformá-lo em comida para os tigres. John Finlay, ex-marido de Exotic, mostra como ficou com novo visual: colocou todos os dentes. E, acima de tudo, muitos do entrevistados sustentam: não usaram drogas e acreditam que o "Tiger King" deve continuar preso.

Uma das sensações da temporada, o documentário vai dar origem a uma série estrelada por Kate McKinnon, que dará vida a Carole Baskin. Também deve virar filme. Por isso mesmo, muitos dos entrevistados, na condição de celebridades, escolheram nomes como Matthew McCounaghey ou Billy Bob Thornton para entrevistá-los.

O documentário mudou muitas das vidas e ainda deixa questões em aberto como a participação de Jeff Lowe no plano de assassinato de Carole e a não-condenação de Allen Glover, contratado como matador de aluguel. Ainda assim, por mais controvérsia que tenha gerado, os entrevistados têm esquecido do principal: dar boas condições de vida aos animais confinados. Por incrível que pareça, Joe Exotic parece o mais preocupado com o assunto, uma vez que passou a colaborar com os ativistas pelos direitos dos animais. Resta saber se veremos tal desdobramento em uma possível nova temporada.